logo paraiba total
logo paraiba total

Festival do Turismo de João Pessoa movimenta economia e gera negócios na Capital

22 de outubro de 2014

Cerca de mil operadores e agentes de viagem e mais de dois mil profissionais do turismo, além de jornalistas nacionais e internacionais, estiveram reunidos em João Pessoa para participar do maior evento do Norte/Nordeste do setor. Nos dias 17 e 18 de outubro, a Capital recebeu a quarta edição do Festival do Turismo JPA, que superou todas as expectativas dos organizadores, sejam em número de participantes, em estrutura e em relação aos negócios gerados. Foram realizadas palestras, fórum empresarial, rodada de negócios do Sebrae – PB, realizada pela UptoDate, e mostra com stands expositoras, além de programação cultural animada.

Pelos números do balanço oficial, ao todo, foram 147 stands, 2.725 visitantes únicos, além de 41 expositores na área Sebrae-PB. “O aumento de 15% em relação ao ano passado foi além das nossas expectativas”, comemorou o diretor do Festival, Claudio J.S. Junior.

Pela primeira vez, o Ministério do Turismo marcou presença com um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, divulgando a campanha #PartiuBrasil. O secretário de Políticas Públicas para o Turismo, Sandro Fernandes, representou o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e revelou estar entusiasmado com a iniciativa. “O governo tem incentivado o setor nos principais eventos do País. Não podíamos ficar de fora do Festival de João Pessoa. É uma grande importância para a troca de experiência e o enriquecimento profissional de todos do setor”, comentou. “A Capital João Pessoa está de parabéns por realizar um evento dessa natureza, que faz fomentar, que faz discutir quais as melhores ações para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso turismo”, complementou o diretor de Negócios Internacionais da Embratur, Gilson Lira.

Personalidades destacam o Festival – Diversas personalidades, da Paraíba e do Brasil, elogiaram a organização e a estrutura desta edição do Festival. O presidente-executivo da operadora CVC, Valter Patriani, comentou que esta foi a primeira vez que esteve no Estado e que já se encantou com suas potencialidades. “Vejo que João Pessoa e o Conde são destinos muito importantes, mas ainda pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. O Festival é relevante para trazer o trade turístico para cá e é por isso que eu acho esta ação uma grande ideia”, comentou o executivo. Já o presidente da Abav nacional, Antônio Azevedo, destacou a vocação do local para este tipo de evento. “Estamos muito impressionados com o crescimento do evento, que caminha com a vocação turística do Nordeste. Todos estão de parabéns!”, disse o presidente.

Claiton Armelin, presidente da Flytour Viagens,  comentou a grandiosidade e a melhoria, se comparado aos anos interiores. “O ambiente deste ano mais gostoso, mais qualificado e tenho certeza que foi bastante propício para diversos negócios”, explicou ele, que ministrou palestra sobre capacitação profissional, uma das mais prestigiadas da programação.

A secretária de Turismo de Alagoas, Cláudia Pessoa, destacou a importância de presença de Maceió no Festival de João Pessoa, ao patrocinar a festa de encerramento. “É uma grande oportunidade de divulgar a região como um todo para agentes de viagens e operadores de turismo de todo o País, mas, sobretudo, para os nordestinos”, comentou.

Regionalmente, a avaliação foi positiva no setor. A vice-presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Elizia Lopes, destacou o pioneirismo do festival na realização de fóruns e oficinas, prática que tem sido vista também em feiras de turismo em todo o país. “Essa é uma porta aberta para que os expositores e as grandes operadoras tenham uma melhor visibilidade do destino. Quando chegam aqui se surpreendem com a nossa capacidade hoteleira. Visivelmente, não esperam encontrar equipamentos no padrão que temos e quando conhecem descobrem que estamos preparados para receber qualquer tipo de turista”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH – PB), Inácio Júnior, ressaltou que o retorno positivo é imediato. “Ao invés de levarmos o material de João Pessoa para esses operadores estamos permitindo que eles venham até nossa cidade e conheçam as atrações em loco. Na segunda-feira eles estarão de frente para seus clientes, em todo o Brasil e em outros países, seguros de que podem oferecer pacotes tendo João Pessoa como destino”, explicou.

Contratos já assinados – Pela pesquisa realizada entre os participantes, 89% aprovou o evento e aproximadamente 80% confirmaram que estariam na próxima edição do Festival.

A Air Canada foi a primeira companhia aérea internacional a confirmar presença na quinta edição do Festival de Turismo de João Pessoa, que acontece no próximo ano. O contrato foi assinado no sábado último dia do evento. “Quero agradecer a organização da feira, que foi muito boa e me surpreendeu bastante. Já quisemos garantir nossa participação porque percebemos o grande interesse dos agentes em absorver novos produtos e clientes. Foi positivo para nós porque também tivemos acesso a m novo mercado, o nordestino. Todos estão de parabéns”, ressaltou o diretor diretor comercial da Air Canada, Gleyson Ranieri.