logo paraiba total
logo paraiba total

Desterro celebra 55 anos de emancipação política nesta quarta-feira (22)

22 de outubro de 2014

Integrante da Região Metropolitana de Patos, o município de Desterro, comemora nesta quarta-feira (22), seus 55 anos de emancipação política. Localizada a 368 km de João Pessoa, a cidade limita-se ao Norte com o município de Cacimbas, ao Leste com Livramento, a Oeste com Teixeira e ao Sul com o município de Itapetim – PE, estando a uma altitude de 591 metros do nível do mar. Sua população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, é de 7.991 habitantes, distribuidos em uma área de 179 km.

A base econômica do município é o setor primário.  Na agricultura destacam-se as culturas de algodão, feijão e milho. Na pecuária há criação de bovinos e caprinos. A avicultura predominante é a de galináceos, com produção de ovos. 

No aspecto sociocultural, Desterro é conhecida pela sua tradicional festa de João Pedro. Desde a sua primeira edição, realizada entre 14 e 16 de Julho de 1994, a festa em homenagem aos santos da estação, São João e São Pedro, vem atraindo turistas de várias regiões paraibanas, de outros estados e até de outros países.