logo paraiba total
logo paraiba total

Inova Gastronomia promove capacitação e divulga o setor

22 de outubro de 2014

O Inova Gastronomia Paraibana foi aberto oficialmente nesta terça-feira (21), em João Pessoa, pelo superintendente do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, e o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros. O evento começou nessa terça-feira (21), prossegue até a quinta-feira (23) e que irá discutir as raízes históricas da gastronomia da Paraíba, irá acontecer até a próxima quinta-feira, na Escola de Gastronomia do Senac, na praia do Cabo Branco.

“O Inova Gastronomia, em sua terceira edição, promove um intercâmbio de conhecimento. A criatividade e a inovação não podem ser unilaterais e, por isso, o Sebrae e a Fecomércio apoiam e incentivam essas iniciativas”, disse o superintendente do Sebrae Paraíba. “A gastronomia é um dos meios de integração das pessoas e de incentivo ao turismo”, completou Luiz Alberto.

O presidente da Fecomércio destacou o grande interesse de profissionais e empresários em participar do Inova Gastronomia. “É muito importante esta preocupação em preparar profissionais para esta área. A Paraíba tem se tornado um conceituado destino turístico, que oferece equipamentos modernos e bons restaurantes”, disse Marconi Medeiros.

O Inova Gastronomia prossegue até a próxima quinta-feira, com uma extensa programação variada. Das 14h às 17h, acontece o Fórum Paraibano de Gastronomia, com palestras, colóquio, mesas redondas, casos de sucesso e debates. Já as aulas show acontecem das 17h às 21h. Nestas aulas, os participantes acompanharão de perto o preparo de pratos elaborados a partir de produtos regionais. A programação completa está no sitewww.inovagastronomia.com.br.

Alunos do Sesc participam de concurso culinário

Uma turma de 18 alunos do Curso de Técnicas de Cozinha do Senac participou do II Desafio Gastronômico promovido pela entidade. O evento integrou a programação do Inova Gastronomia Paraibana 2014, revelando os novos talentos que estão sendo formados para o mercado local.

Segundo a gerente da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, Angeline Pontes, os novos ‘cozinheiros’ tiveram que elaborar pratos que resgatassem alguma receita da infância, mas com um toque próprio de inovação.

“Com as técnicas vistas no curso, eles conseguiram inovar, mas sem perder a originalidade do prato”, avaliou Angeline, ao citar as quatro produções participantes: arroz doce, lombo da mamãe, moqueca arretada da vovó e pamonha com rapadura e queijo coalho. 

O último foi o campeão do desafio, após avaliação dos jurados, os chefs de cozinha Mônica Rangel, Claudemir Barros e Cesar Santos. “Foi maravilhoso, uma experiência incrível participar do curso e da competição. Com 57 anos, eu que nem esperava mais me qualificar, vivo esse momento de reconhecimento de um trabalho em equipe”, comentou a aluna Joana D’arc, integrante do grupo vencedor.

Debate sobre regionalismo e empreendedorismo na cozinha

As discussões sobre empreendedorismo, regionalismo e sustentabilidade na cozinha marcaram a abertura do Fórum Paraibano de Gastronomia, que acontece dentro da programação do Inova Gastronomia Paraibana, até a próxima quinta-feira (23). No primeiro dia do encontro, nesta terça-feira (21), chefs de cozinha e convidados discutiram temas relevantes para o desenvolvimento da culinária nordestina.

Abriram o debate as chefs paraibanas Isadora Evelin e Adriana Miranda, sócias de um restaurante localizado em João Pessoa, que enfatizaram a importância da interação entre os ‘cozinheiros’ e as feiras livres, para gerar qualidade e sustentabilidade.

“Queremos incitar esse resgate da ida ao mercado, que encurta distâncias, proporciona a possibilidade de mudanças nos cardápios de acordo com a sazonalidade e principalmente contribuiu com o produtor local”, disse Isadora, enquanto Adriana lembrou da qualidade das casas sertanejas, que atraem tanto os turistas como também alguns empresários.

Segundo ela, “é lá que podemos comprar a carne de sol, o queijo coalho e estreitarmos a relação com o fornecedor, oferecendo um produto de boa qualidade ao cliente”. A palestra de abertura também teve a participação da chef  pâtissier Ana Cloris e o paulista com raízes sertanejas, Rodrigo Oliveira. Ele é chef premiado do Restaurante Mocotó, referência em culinária regional em São Paulo. 

Ainda contribuiu para as discussões do Fórum, o escritor Carlos Alberto Dório, que focou a utilidade de se refletir a culinária regional, em um cenário mundial de globalização. Já as questões envolvendo empreendedorismo na cozinha vieram ao Fórum pelas vozes do chef paraibano Onildo Rocha e o empresário e consultor em Gestão, Roberto Braga. O primeiro contou o caso de sucesso do produtor orgânico Dedé, um paraibano de Lucena que conseguiu abandonar o trabalho de serralheiro e viver só do campo.

“Não existe barreiras para obter sucesso e ser empreendedor. Ele é prova disso, uma pessoa que não sabe ler nem escrever, mas que tem um empreendedorismo nato. Ele programou a terra dele para produzir orgânicos, com a ajuda do Sebrae e outras entidades. Nos rendemos a ele, que é hoje é um dos principais fornecedores do meu restaurante”, revelou Onildo.

Enriquecendo às discussões sobre empreendedorismo, o empresário Roberto Braga fez um alerta aos investidores da gastronomia, ao enfatizar a necessidade de gerir o negócio para obter o lucro. “Pois sem lucro ele não realizada nada e acaba tendo que fechar as portas. Hoje, nos cursos, é ensinada a gastronomia requintada, a fazer mesas lindas, mas é preciso também ensinar a ter lucro. E isso não é apenas precificar, o lucro está nos interstícios da administração”, destacou. 

Para a gestora de Projeto de Alimentação do Sebrae, Normélia Borges, as reflexões do Fórum suscitaram novas ideais e iniciativas para estudantes e empresários da gastronomia local. “Todo o evento tem, ainda, promovido um grande intercâmbio cultural. Os produtos nordestinos tem sido testados por chefs do Sul e Sudeste, o que valoriza e potencializa os nossos sabores e aromas”, completou.