logo paraiba total
logo paraiba total

Patos festeja 111 anos de emancipação política nesta sexta-feira (24)

24 de outubro de 2014

Com a 9ª densidade demográfica do Estado da Paraíba, a cidade de Patos, comemora nesta sexta-feira (24) seus 111 anos de emancipação política. Conhecida como “A Morada do Sol”, a aniversariante do dia conta com um clima semiárido quente e uma temperatura média anual de 25,5 ºC, o que a coloca na 18ª colocação no ranking das 20 cidades mais quentes do Brasil.

Localizada mesorregião do Sertão Paraibano, distante 307 km de João Pessoa, sua sede localiza-se no Centro do estado com vetores viários interligando-o com toda a Paraíba e viabilizando o acesso aos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2014, sua população foi estimada em 105.531 habitantes, a 4ª maior população do Estado. Ela também é a 32ª cidade com maior área territorial paraibana, com uma área de 473,056 km², distribuída em 5 regionais, 23 bairros e 1 distrito.

Patos é a 3ª cidade polo paraibana, considerando sua importância socioeconômica. Ela também é sede da 6ª Região Geoadministrativa do Estado, composta por 22 municípios. Segundo pesquisas realizadas, ela está inserida entre as cidades de interior que mais crescem em todo o Brasil, conquistando a 16ª colocação no ranking dos 20 municípios que devem apresentar maior consumo entre 2010 e 2020. 

A cidade também está na 3ª posição entre as cinco cidades que têm 53% de concentração das empresas no Estado da Paraíba, com 3,49% (6.562), perdendo somente para João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. 

Potencial Econômico

Patos ocupa a 6ª posição no Produto Interno Bruto (PIB) no Estado, atrás apenas de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux.  É considerada uma das mais importantes cidades do Sertão do Nordeste por se apresentar como um polo comercial que abrange mais de setenta municípios da sua região.

Tem seu ponto forte o comércio. Em épocas festivas como o São João, o fluxo de turistas eleva a população para 200 mil pessoas aproximadamente. É também considerada a cidade de melhor distribuição de renda e estrutura urbana, com baixíssimos índices de violência urbana.

Cidade rica em minério e centro de comercialização da agricultura regional, Patos destaca-se como um dos municípios de mais rápido desenvolvimento industrial do Sertão paraibano. A economia baseia-se na cultura do algodão e do feijão. As principais indústrias são as de calçado, extração de óleos vegetais e beneficiamento de algodão e cereais. Tem grande riqueza mineral, com jazidas de mármore cor-de-rosa e ocorrências de ouro, ferro, calcários e cristal de rocha. 

Geração de Emprego

Dados do Sistema Público de Emprego do Ministério do Trabalho apontam que o município de Patos possui atualmente um total de 9.902 trabalhadores em atividade no mercado formal do trabalho. Os dados incluem todas as atividades do setor privado, a exemplo de Comércio e Serviços, Indústria de Transformação, Construção Civil, Agropecuária, Serviços Industriais de Utilidade Pública e o Extrativismo Mineral, assim como os trabalhadores formalizados nas repartições públicas municipais, estaduais e federais.

Dos 9.902 trabalhadores com vínculo efetivo em Patos, 5.731 são homens, o que corresponde a 57,87% do total, enquanto 4.171 são mulheres, o que equivale a 42,13% de toda a mão-de-obra. Os dados incluem apenas a realidade do mercado de trabalho patoense, até o ano de 2010.

Na distribuição por segmento, comércio e serviços aparece com 5.638 (56,93%) dos empregos formais, seguido da administração pública com 1.760 trabalhadores regulares, ou 17,77%, e da Indústria de Transformação, que tem segundo o Ministério do Trabalho, 1.539 trabalhadores, ou 15,54% do total.

Comunicação 

A localidade tem despontado na comunicação radiofônica ao longo dos anos. Ela conta atualmente com um total dez emissoras de rádio FM e AM, que são: Panati FM, Interativa FM, Cidade Morena FM, Itatiunga FM, Espinharas FM, Morada do Sol FM, Princesa do Sertão FM, Panati AM, Espinharas AM e Sertão AM.

Ensino Superior e Técnico

O ensino superior público e privado também tem crescido em Patos nos últimos anos. A cidade conta hoje com: a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus II), a Universidade Estadual da Paraíba – A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus VII),  Faculdades Integradas de Patos (FIP), a Escola de Aplicação Francisco Mascarenhas, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Estadual do Vale do Acaraú – (UVA), as Instituições de Ensino a Longa Distância (EAD), além da Eadcon, coligado ao Grupo Educacional Uninter, a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Transportes

A cidade de Patos possui 39.687 veículos e é 3ª maior frota de veículos do estado da Paraíba. A cidade está na rota de praticamente todos os deslocamentos ocorridos na região sertaneja, rumo ao litoral e outras áreas do país. As empresas de ônibus como a Guanabara, a Progresso, Itapemirim, Contijo, os transportes alternativos e particulares são os responsáveis pelos deslocamentos da sua população. A Prefeitura Municipal de Patos, através da Superintendência de Transportes e Trânsito (Sttrans) também colocou em fase experimental o Terminal de Integração Urbano e Regional do município, interligando 62 municípios da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Eventos 

Em Patos no mês de Junho comemora-se o São João de Patos, que já é considerado o 4º maior São João do Brasil, com 10 dias de festa que movimentam cerca de 700 mil pessoas por ano no Terreiro do Forró, que tem capacidade para cerca de 80.000 pessoas por noite, com espaço para atrações regionais e de porte nacional. Já no horário vespertino a festa conta com dois espaços atrativos: o Terreirinho do Forró, que ajuda a espalhar a cultura nordestina com várias casas de barro e apresentações artísticas, e o Coreto 2, que fica localizado ao lado do Terreiro do Forró e conta com várias apresentações artísticas. No período de 14 a 24 de setembro, em Patos se comemora a Festa da Guia ou Festa de Setembro, que reúne vários cristãos ou devotos de Nossa Senhora da Guia no Centro da cidade, com vários parques e pavilhão central, onde é realizado um bingo todas as noites, além de contar com varias barracas de comidas típicas. 

Turismo

O turismo em Patos ainda é uma atividade subdesenvolvida e resume-se ao turismo religioso, em uma escala pequena e ao turismo de eventos, no período junino. Os principais pontos turísticos são: Parque Cruz da Menina, Fundação Ernani Sátiro, Matriz de Nossa Senhora da Guia, Centro Cultural Amaury de Carvalho e Terreiro do Forró, no período das festas juninas. Em Patos, ainda está em fase de construção o maior Santuário do Nordeste: o Santurário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Esporte

O município possui dois times de futebol profissionais, o Nacional Atlético Clube, conhecido como “O Canarinho do Sertão”, e o Esporte Clube de Patos, conhecido como “O Terror do Sertão”. O estádios da cidade são: o Estádio José Cavalcanti, conhecido como “Naça”, e “O Estevão”. A localidade ainda conta com os ginásios esportivos: “O Rivaldão”, da AABB, do Sesc e do Sesi.