logo paraiba total
logo paraiba total

Banco do Nordeste financia manejo sustentável da Caatinga

24 de outubro de 2014

Com uma área aproximada de 980 mil quilômetros quadrados, cerca de 11% do território nacional, o semiárido brasileiro é muito mais que o quadro característico de desolação, agravado a cada período de seca. Em que pese a irregularidade das chuvas, que compromete a agricultura de sequeiro e transforma a atividade pecuária em um jogo de perde e ganha, o bioma Caatinga tem um potencial a ser explorado com o uso racional e sustentável das florestas nativas: a comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros.

Para fomentar este tipo de investimento, o Banco do Nordeste elaborou uma cartilha virtual sobre o que é o Manejo Florestal, suas características e as possibilidades de financiamento. Os financiamentos para projetos de Manejo Florestal Sustentável da Caatinga são feitos através das linhas de crédito FNE-Verde e Pronaf-Floresta.  

A partir de um Plano de Manejo, submetido e aprovado pelo órgão ambiental estadual, o produtor rural pode financiar o uso de suas áreas de vegetação natural de Caatinga, observada a reserva legal obrigatória para a região, de 20%. A exploração sustentável dos 80% restantes cria uma fonte adicional de renda na propriedade e, ao mesmo tempo, melhora as condições ambientais das terras. A área útil de vegetação de Caatinga é dividida em lotes, que serão manejados ano a ano em sistema de rodízio. O método permite a recuperação do solo e da vegetação antes da reutilização de cada espaço, garantindo a manutenção de sua capacidade produtiva.

“Com essa ação, o Banco do Nordeste fornece ferramentas para incentivar o financiamento da atividade de manejo florestal sustentável da Caatinga, considerada pelos especialistas em meio ambiente, a forma mais adequada de aliar a comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros ao uso racional e sustentável das matas nativas. Tudo isso em conformidade com o Plano de Manejo aprovado pelo órgão ambiental”, ressalta o gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, Fran Bezerra.

Ao mesmo tempo em que contribui para a redução do processo de desertificação da região Nordeste, o financiamento de projetos pelo Banco do Nordeste visa garantir a maior produção sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental do semiárido.  

A cartilha virtual pode ser acessada no Portal do Banco do Nordeste na internet (www.bnb.gov.br), no caminho Institucional / Responsabilidade Socioambiental / Linhas de Crédito Verde.