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Seminário discute parceria entre universidade e mercado

24 de outubro de 2014

Pesquisa acadêmica, iniciativa privada e jovens empreendedores devem estreitar laços para que sejam desenvolvidos modelos de negócios mais competitivos no país. Essa foi uma das ideias centrais abordadas no Seminário Oportunidades e Desafios na Economia do Conhecimento, organizado pelo Sebrae Paraíba em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos dias 22 e 23 de outubro.

O evento, que reuniu estudantes, pesquisadores, empresários e representantes da economia criativa, contou com palestras que mostraram a importância em se criar parcerias entre universidade e mercado, construindo bases sólidas para novos empreendimentos. Na avaliação do consultor e engenheiro Cláudio Marinho, um dos principais palestrantes do seminário, esse tipo de diálogo é fundamental para o sucesso dos jovens negócios.

“Muitos estudantes recém-saídos da faculdade não estão preparados para criar suas empresas. Infelizmente nossa universidade brasileira é de uma tradição não empreendedora, em alguns casos têm preconceito com a iniciativa privada. Isso é uma das principais barreiras que se enfrenta em qualquer lugar do país: como fazer a conexão entre universidade e empresa, por isso a importância de eventos como esse”, disse o especialista.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, reiterou a importância dessas ações para solidificação do empreendedorismo no país. “A universidade sempre foi um parceiro nosso. Estamos fortalecendo esse elo dentro da inovação e geração de tecnologia com as instituições, agindo como uma ponte entre universidade e empresas. Queremos estreitar esses laços, levando o empreendedorismo para universidade, agregar isso ao professor e ao aluno, para que se crie no ensino essa visão. Isso é fundamental para dar competitividade e sustentabilidade às empresas que acabam de sair da universidade. É construir uma empresa para hoje, para amanhã e depois”.

Evento discute os futuros da economia criativa

O Seminário Oportunidades e Desafios na Economia do Conhecimento contou ainda com diversas palestras que discutiram como pensar em modelos de negócios que integrem academia e mercado empreendedor. Na palestra “Tendências Mundiais: Oportunidades e Desafios da Sociedade do Conhecimento”, ministrada pelo professor Elimar Pinheiro, foram abordadas reflexões sobre o futuro do mundo tecnológico, do estilo de vida da população, da política e da cultura, pensando em novas formas do fazer negócio para as próximas gerações.

Já na palestra da presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francilene Procópio, a discussão foi sobre o elo entre formadores de conhecimento e a produção de mercado, mostrando como as incubadoras e parques tecnológicos podem ser fundamentais para unir esses dois universos.