logo paraiba total
logo paraiba total

Mamanguape celebra 159 anos de emancipação política neste sábado (25)

25 de outubro de 2014

Conhecida como a “A Rainha do Vale”, a cidade de Mamanguape, situada no Litoral Norte da Paraíba, festeja neste sábado (25) seus 159 anos de emancipação política. Cortada por uma das principais rodovias do país, a BR 101, e estrategicamente posicionada entre duas capitais nordestinas, há 62 km e 129 km de João Pessoa-PB de Natal-RN, respectivamente, Mamanguape é dona de um solo fértil e de grandes mananciais de água potável. 

Daí a origem do topônimo Mamanguape, que é uma corruptela do tupi mamã-guaba-pe, que em português significa “onde se reúne para beber, bebedouro (de um rio ou lagoa)”.

A sesquicentenária, depois de ser aldeia e vila, foi elevada à categoria de município pela Lei de Nº 01/1855. Conta com uma população estimada em 42.537 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, de 2012, distribuidos na extensão de 348,7 km² de área. 

Mamanguape foi um das principais núcleos econômicos e populacionais da Paraíba no século XIX. Sua economia dependia quase exclusivamente da indústria do açúcar. Com a decadência deste setor, causada por fatores internos como as secas, quanto por externos como a concorrência com o açúcar caribenho, levou a estagnação econômica de Mamanguape ao longo do século XX.

O título de “Rainha do Vale” lhe foi atribuído porque se encontra no vale fértil do Rio Mamanguape tornando-a uma grande produtora de commodities agrícolas. Graças ao acidente geográfico natural, o Rio Mamanguape, localizado no município, é um importante centro pesqueiro no interior do Estado, exportando toda a sua produção excedente aos municípios vizinhos.

O setor de comércio e serviços local é diversificado é responsável pelo abastecimento de toda a região. A conexão de Mamanguape com a BR-101 permitiu que o município se tornasse um grande centro logístico no interior do Estado.

O município ainda tem grande acervo histórico e arquitetônico, herdado do período áureo da produção açucareira. Com destaque aos edifícios: Casa do Imperador, Presídio da província da Parahyba, Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, Igreja do Rosário e a Igreja de São Sebastião. Há também a antiga ponte férrea do rio Mamanguape, e pode-se fazer um percurso rural até o sítio Pindobal, passando pela Usina Monte Alegre.

A maioria da sua população é católica. Há uma igreja matriz e oito igrejas menores na cidade, devotos dos Padroeiros São Pedro e São Paulo, comemorados no mês de Junho. O restante da população pertence às religiões protestantes, responsáveis pela realização do evento gospel Louva Mamanguape. No aspecto profano, suas principais festividades são Vale Folia e o bloco Leva Eu, que arrasta uma grande multidão pelas principais ruas da cidade com muita música e agito. 

Outro grande evento anualmente aguardado pela população local é a noite de festa de emancipação, cuja seria festejada hoje (25), mas que foi adiada para 14 de novembro, devido à realização do segundo turno do pleito eleitoral deste ano, que acontece neste domingo (26).  A decisão foi tomada em comum acordo entre o Ministério Público e a Secretaria de Turismo do Município.