logo paraiba total
logo paraiba total

Mapa da Cachaça é apresentado no Inova Gastronomia Paraibana

27 de outubro de 2014

Contar a história do Brasil tendo como personagem principal a cachaça. Essa é a proposta do Mapa da Cachaça, projeto que surgiu em 2010 e hoje é a principal referência sobre a história, a cultura e os sabores do destilado brasileiro e tem o objetivo de proporcionar um resgate histórico e valorizar os produtores da cachaça de qualidade. Em 2012, o Mapa foi premiado pelo Ministério da Cultura como o melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil.

Durante o Fórum Paraibano de Gastronomia, promovido dentro da programação do Inova Gastronomia, um dos idealizadores do projeto, Felipe Jannuzzi, apresentou o Mapa da Cachaça e mostrou o processo de desenvolvimento do projeto. Ele explicou que, através de um levantamento colaborativo, o site quer reunir as informações das mais de quatro mil marcas da bebida registradas no país. “Visitamos diversos alambiques e produtores de várias regiões do país, mas não é possível atingir todos. Com o site, elaboramos uma espécie de wikipidia da cachaça, onde qualquer pessoa que goste da bebida pode participar”, destacou.

O mapa da cachaça é uma plataforma colaborativa e um espaço de interação de amantes e produtores da cachaça. É possível inserir fotos, contar a história, divulgar locais onde são servidas boas cachaças, compartilhar receitas, entre outras opções. O site também reúne curiosidades, como infográficos com mapas de aromas, mapa dos sinônimos, marcas das cachaças no Brasil, além de álbuns de rótulos, entre outros.

Mesmo para quem não é apreciador da bebida pode aproveitar bastante o conteúdo do site e conhecer um pouco mais da história e da cultura do país através da bebida tipicamente brasileira acessando o site: www.mapadacachaca.com.br.