logo paraiba total
logo paraiba total

Secretaria de Educação de Cabedelo promove curso de Libras para profissionais da Atenção Básica de Saúde

31 de outubro de 2014

A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Educação Inclusiva, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou na quarta-feirqa (29), o Curso Básico de Libras destinado aos recepcionistas que atuam na Atenção Básica do município. A capacitação, pioneira na cidade, está sendo oferecida para cerca de 30 profissionais, e terá a duração de oito semanas.

O projeto, criado pela Secretaria de Educação de Cabedelo, tem o objetivo de capacitar esses recepcionistas para uma comunicação mais eficaz com o deficiente auditivo, dando-lhes a autonomia almejada pela inclusão social.

Dentre algumas ações previstas em lei para a inclusão social, está a eliminação das barreiras na comunicação. E para que isto aconteça, é previsto que o poder público disponha de alternativas que possam garantir o direito de acesso à informação, comunicação, trabalho, educação, transporte, cultura, esporte e lazer. Diante dessa necessidade é que a Prefeitura de Cabedelo tomou a iniciativa de realizar o curso..

A professora de Libras, Vanessa Lima, ressalta a importância desta capacitação dos servidores para os deficientes auditivos.

“Os surdos quando buscam o serviço de saúde para fazer algum tipo de atendimento, muitas vezes não são bem atendidos, pois, geralmente, não há profissional que possa assisti-los de forma eficaz, entendendo a língua de sinais. Ele chega naquele ambiente e se sente perdido, ficando sempre a mercê de um intérprete ou um familiar disposto a acompanhá-lo. A partir deste curso, nós esperamos proporcionar ao surdo mais autonomia, uma vez que ele vai poder procurar um serviço de saúde sem precisar de intérpretes e encontrará pessoas capacitadas para recebê-los. Me sinto privilegiada em estar aqui, junto com a equipe e o pessoal da inclusão, para oferecer esse curso tão importante”.

Os profissionais que lidam diretamente com o público sentem essa necessidade diante das dificuldades por eles enfrentadas.

As aulas do Curso Básico de Libras acontecem no auditório da Secretaria de Educação, sempre às quartas-feiras, das 15h00 às 17h00.