logo paraiba total
logo paraiba total

Unitrans realiza treinamento sobre Relacionamento Interpessoal

31 de outubro de 2014

Ética, autoconhecimento e acessibilidade. Esses pontos estão sendo bastante trabalhados no treinamento de “Relacionamento Interpessoal” ministrado pela empresa de ônibus Unitrans como parte de seu projeto de qualificação profissional “Operador em Ação”. A capacitação está sendo apresentada pela gerente de Recursos Humanos da Unitrans, Alessandra Moraes, aos motoristas e cobradores da empresa. O treinamento está ocorrendo em dois horários do dia para que todos tenham acesso às informações independente de escalas. A palestra segue até a próxima segunda-feira (03).

Segundo a psicóloga Alessandra Moraes, os pontos abordados por ela durante sua apresentação também inclui empatia e cordialidade, que são considerados pilares do bom relacionamento dentro das empresas. “Passamos para os operadores quais comportamentos são essenciais quando tratamos de relacionamento interpessoal e sem dúvida a empatia e a cordialidade estão entre eles, visto que devemos sim ser simpáticos e ajudar a quem precisa”, comentou a gerente de RH.

Além de discorrer sobre o tema com a ajuda, inclusive, de vídeos, Alessandra também realiza uma dinâmica entre os presentes na qual cada um escreve em um papel o que queria que seu colega ao lado fizesse. “Muitos colocam para fazer flexões, cantar, correr, mas a ideia é mostrar que as pessoas não são nada boas quando pensam nos outros”, disse ela, explicando que, por esse motivo, a brincadeira era fazer com que a pessoa que escreveu fizesse o que desejou para o colega.

“Eles se colocaram no lugar do outro e entendem o recado”, destaca a psicóloga. Para ela, além de divertida, a dinâmica mostra na prática que nunca se deve fazer com o outro o que não se quer que faça consigo mesmo. “Essa é mais uma das máximas do bom relacionamento: a empatia”, comentou.