logo paraiba total
logo paraiba total

Consultoria lista os cinco entraves na gestão financeira das startups

31 de outubro de 2014

Quatro em cada dez startups brasileiras fecham as portas antes de completar um ano de atuação, segundo levantamento recente da Fundação Dom Cabral. Para a consultoria Nibo, especializada no desenvolvimento de plataformas de gestão financeira às MPEs e integração contábil para contadores, as startups falham na hora de tomar decisões relacionadas à saúde financeira e administração da empresa.

Veja abaixo os cinco erros recorrentes cometidos pelas startups, segundo o Nibo:

1. Fluxo do caixa – A maioria das startups começa a funcionar com o caixa para apenas os dois primeiros meses. Sem planejamento de contas a pagar e receber, as pequenas empresas não chegam a 12 meses de atuação no mercado.

2. Número de sócios – A grande quantidade de sócios em uma mesma empresa dificulta o desempenho no relacionamento e nas decisões, pois os interesses pessoais e profissionais se confundem no ambiente de trabalho.

3. Empréstimos bancários – Para permanecer no mercado, as startups recorrem a financiamentos bancários para se manter. A falta de conhecimento e organização nas finanças faz as pequenas empresas entrarem nos juros e parcelamentos bancários, que inviabiliza a gestão saudável do caixa.

4. Faturamento – Um dos problemas é o gasto com folha de pagamento superior a 30% do faturamento. Algumas empresas acabam contratando mais funcionários do que podem, depois acabam por demitir por falta de dinheiro no caixa.

5. Capital de giro – As startups invariavelmente não têm dinheiro em caixa e, assim, não conseguem cumprir com as necessidades imediatas da empresa. algo fundamental para manter o negócio saudável e uma boa imagem no mercado perante fornecedores e clientes.

Sobre o Nibo

Fundado em 2012, o Nibo possui sede no Rio de Janeiro e tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas a organizarem suas finanças e conectarem com seus contadores, de forma simples e intuitiva. Por meio de uma plataforma que pode ser acessada de qualquer lugar, a empresa permite que os profissionais possam gerenciar todas as rotinas de gestão financeira, como compromissos, pagamentos, recebimentos, contatos de clientes, propostas, contratos, notas fiscais e fluxo de caixa.