logo paraiba total
logo paraiba total

Centro de Distribuição de Produtos Agrícolas no Conde apresenta 70% da obra concluída

31 de outubro de 2014

O Centro de Distribuição de Produtos Agrícolas no Sítio Capim-Açu/Conde-PB, espaço idealizado pela comunidade e pela Associação Bairro Sustentável (ABS) da Damha Urbanizadora, já está com 70% da obra concluída. A iniciativa beneficiará 40 famílias com renda baseada na agricultura familiar. O espaço de 136m² já conta com o teto e o piso finalizados.

Com a inauguração  do Centro, será possível reunir as produções dos agricultores locais, que cultivam alimentos como batata doce, feijão, inhame, macaxeira, além da criação de galinhas e hortaliças. Algumas frutas abundantes na região, como manga e caju, serão transformadas em polpa de frutas, e todos os produtos serão comercializados. Além de contar com cozinha e espaço para armazenamento, o Centro também sediará uma sala com computadores doados anteriormente pela prefeitura para ser trabalhada a inclusão digital com a comunidade. 

Para Sérgio Tavares, presidente da Associação de Moradores, após o auxílio recebido pelo projeto, a comunidade está mais unida e motivada para trabalhar em prol da finalização da obra. “Estamos otimistas, pois sabemos que o centro será importante também para o futuro dos nossos filhos. Vai melhorar a vida das nossas famílias e o nosso produto vai ser valorizado”, afirmou. 

O impacto da ação já é sentido pela população local. Patrícia Marinho, uma das moradoras de Capim-Açu, comemora o incentivo recebido pela ABS nos últimos meses. “Vamos ter emprego sem precisar sair da comunidade, e vai ser muito bom poder trabalhar longe do sol quente”, disse. 

A previsão para inauguração do Centro de Capim-Açu é para o início de 2015.

O projeto na Paraíba – Finalizar a construção do Centro de Distribuição de Produtos Agrícolas faz parte do compromisso que a Damha Urbanizadora busca estabelecer com a Paraíba desde a sua chegada ao Estado, em fevereiro de 2014, com o seu primeiro empreendimento residencial. Atuando como parceira da comunidade, a Damha, por meio do projeto da ABS, doou todo o material usado e os moradores se responsabilizaram pela mão-de-obra. “Desde o início do projeto, em abril, também nos preocupamos em conscientizar os moradores da comunidade sobre a importância do trabalho coletivo. Nossa expectativa é que a obra seja finalizada com mais um mutirão que reunirá moradores e integrantes do nosso projeto na realização da construção”, explica a presidente da ABS, Fernanda Toledo.