logo paraiba total
logo paraiba total

Piancó comemora seus 266 anos de emancipação política neste sábado (08)

8 de novembro de 2014

Umas das mais antigas cidades paraibanas, Piancó, celebra neste sábado (08), seus 266 anos de emancipação política. Situada no Sertão do Estado, a 395 km da capital João Pessoa, ela foi elevada à categoria de município por meio do Decreto de Nº 443/1748, quando foi desmembrada de Pombal.

De seu território, que atualmente conta com uma área de 564,730 km², foram criados os 20 municípios integrantes do Vale do Piancó, que levou seu nome. O município possui, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, uma população estimada em 15.465 habitantes.

Com um PIB per capita de R$ 5.385,55, possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,621, o que coloca o município entre os melhores níveis do Estado da Paraíba. Piancó é ainda o município sede da 7ª gerência Regional de Saúde do Estado da Paraíba. A localidade conta com duas emissoras de rádio, a Rádio Cidade FM 95,5 e Rádio Nativa FM 87,9.

No âmbito histórico, Piancó é conhecida por ter sido palco de um dos mais sangrentos embates da caminha da Coluna Prestes pelo Brasil, na década de 20. O lugar também ficou lembrado por ter sido onde tombou o corpo do maior bandeirante/sertanista de todos os tempos: Domingos Jorge Velho, o paulista que desafiou os limites dos perigosos e selvagens sertões sul-americanos, muito antes de haver as marchas para o oeste em qualquer uma das Américas.