logo paraiba total
logo paraiba total

Livramento comemora seus 52 anos de emancipação política nesta terça-feira (11)

11 de novembro de 2014

Conhecida pelas suas feiras populares e por preservar como poucas cidades seu aspecto original do interior paraibano, Livramento, celebra nesta terça-feira (11) 52 anos de emancipação política. Situada na Microrregião do Cariri Ocidental, a 243 km da capital paraibana, ela foi elevada a categoria de município pela Lei Estadual de Nº 2.625/1962, quando foi desmembrada de Taperoá.

A cidade, que no passado já teve outros nomes como Sarapó e Carnaubal, possui uma área de aproximadamente 283,1 km² e limita-se ao Norte com os municípios de Desterro e Taperoá, ao Sul com o município de São José dos Cordeiros, ao Leste com os municípios de Taperoá e São José dos Cordeiros e a Oeste com o distrito de São Vicente, município de Itapetim-PE.

A fertilidade da sua terra sempre foi o principal fator para atrair novos moradores de outras áreas, uma vez que favorece a criação de gado e o plantio de alimentos da sua população, que atualmente corresponde a 7.305 habitantes, segundo dados do (IBGE) de 2012. 

Livramento também é berço de filhos artistas e famosos, tais como: Maritônio Portela, grande artesão conhecido por suas grandes obras de artes e que atualmente trabalha em cenários de conhecidas novelas da Rede Globo de Televisão; o músico e compositor Jurandy do Sax, “O homem do Bolero de Ravel”, que toca todos os dias no Por-do-sol na Praia do Jacaré, em João Pessoa; Eliza Clívia; e Marcondes Brito, diretor de Controle de Emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Entre os eventos de grande importância na localidade estão: A festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento, comemorada no dia 24 de novembro, a festa de Santa Teresinha, que acontece no mês de outubro; e o tradicional São João, em junho, que além de contar com o autêntico forró-pé-serra e do friozinho aconchegante da localidade, oferece a população e turistas da região, várias apresentações culturais como danças e cantorias regionais.