logo paraiba total
logo paraiba total

Sudema realiza seminário sobre valores de referências  para  metais pesados em solos

11 de novembro de 2014

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio de sua equipe técnica, vai realizar nos dias 3 e 4 de dezembro o I Seminário de Políticas Ambientais da Paraíba, com a temática ‘Valores de Referências para Metais Pesados em Solos’. As inscrições já podem ser feitas no site da instituição www.sudema.pb.gov.br ou na Secretaria de Pós-graduação em Ciências do Solo da Universidade Federal da Paraíba – Campus II , em Areia – PB, até o dia 1º de  dezembro. A taxa de inscrição custa R$ 30,00.

Durante o seminário será discutido  junto com a sociedade e o Conselho de Política Ambiental da Paraíba (Copam) a deliberação dos valores naturais de referência dos metais pesados existentes no solo do Estado da Paraíba. Com esse padrão será possível a recuperação dos solos contaminados, por exemplo,  pela operação dos lixões.

O seminário é aberto para a comunidade e vai acontecer nos períodos da manhã e da tarde   no Campus II da Universidade Federal da Paraíba no município de Areia. Estarão presentes a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outras instituições.

Resolução Conama 420/2009 – Em linhas gerais, a resolução exige um aumento da visão integrada do ambiente, considerando os processos e problemas ambientais em sua totalidade, promovendo de maneira gradual a proteção da qualidade dos solos, bem como a recuperação de áreas degradadas.