logo paraiba total
logo paraiba total

Borborema festeja nesta quarta-feira (12) seus 55 anos de emancipação política

12 de novembro de 2014

Situada na Microrregião do Brejo paraibano, Borborema, comemora nesta quarta-feira (12), seus 55 anos de emancipação política. O pequeno e pacato município, localizado a 132 km da Capital, possui uma área de 25,9 km², e uma população estimada em 5.111 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010).  Limita-se com os municípios de Bananeiras (ao Norte), com Pirpirituba (à Leste), com Serraria (à Oeste) e com Solânea (ao Sul).

Boa Vista foi o primeiro nome do local onde foi erguida a atual cidade de Borborema, que até hoje é admirada, pelas suas ruas bem definidas, casas em estilo barroco, verdejantes matas e água em abundância. Borborema foi a primeira cidade brasileira a possuir uma hidroelétrica construída por alemães que moravam na região.

A sua Igreja Católica Matriz, possui uma torre que dá uma visão geral de qualquer ponto da cidade. Entre as suas principais comemorações estão: a festa do padroeiro São Sebastião, no mês de janeiro, e tradicional Festival da Banana, durante os festejos de emancipação.

Na cidade ainda encontra-se a famosa “Ilha da Fantasia”, que na década de 1990 atraiu grande quantidade de turistas para a região e ainda hoje se pode comer diariamente no local além de admirar a bela vista da natureza do brejo paraibano.

A economia da cidade gira em torno da agricultura familiar, com o cultivo de feijão, milho e mandioca; da pecuária com a criação de bovinos, caprinos e aves; do pacato comércio; e da renda do funcionalismo público.