logo paraiba total
logo paraiba total

Nova Palmeira comemora seus 51 anos de emancipação política nesta sexta-feira (14)

14 de novembro de 2014

Localizada a 178 quilômetros da capital João Pessoa, Nova Palmeira celebra nesta sexta-feira (14), seus 51 anos de emancipação política. Sua independência administrativa ocorreu por meio da Lei Municipal de Nº 3.102/1963, quando se desmembrou de Pedra Lavrada. 

Pertence à Mesorregião do Seridó Oriental Paraibano e está inserido na Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa. Possui uma população estimada de 4.480 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2012), distribuidos na extensão de 310,3 km² de área. 

O povoado teve início, em 1880, com o nome de Jerimum, depois mudado para Nova Palmeira, quando foram levadas pelo gestor da época, duas mudas da árvore palmeira e plantadas em local de destaque. Atualmente, Limita-se ao Norte com Picuí, ao Sul com Pedra Lavrada, a Oeste com Parelhas (RN) e a Leste com Carnaúba dos Dantas (RN).

O município é, tipicamente, de classe média baixa com nível de renda familiar de até um salário mínimo mensal, e jovem com 42,56% com faixa etária entre 05 e 29 anos, de acordo com dados do IBGE. O acesso à Nova Palmeira, a partir de João Pessoa, é feito inicialmente através da rodovia federal BR-230, leste-oeste, em trecho de 191 km até Soledade, passando por Campina Grande. A partir de Soledade segue-se pela PB-177 para norte, em trecho de 37 km até chegar à cidade de Nova Palmeira. 

A padroeira local é Nossa Senhora da Guia, festejada pela população no mês de setembro. Entre os filhos ilustres da localidade estão os escritores Francinaldo Borges e a também sonetista Zila Mamede.