logo paraiba total
logo paraiba total

Tavares também celebra 55 anos de emancipação política nesta segunda-feira (17)

17 de novembro de 2014

Mais um município paraibano que está em festa nesta segunda-feira (17), é Tavares, que também celebra seus 55 anos de emancipação política. Foi elevado ao posto de cidade por meio da Lei Estadual de Nº 2.150/1959, quando se desmembrou de Princesa Isabel. 

Pertence à Microrregião da Serra de Teixeira, no Sertão Paraibano, Tavares, localiza-se a 429 km da capital João Pessoa e possui uma população estimada de 14.103 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, que estão distribuídos na extensão de 229 km de área. 

Limita-se ao Norte com Nova Olinda e Juru, ao Sul e a Oeste com Princesa Isabel, e a Leste com Juru. A predominância de sua religião é a católica e tem como Padroeiro São Miguel Arcanjo. 

A base da economia local é sustentada por vários setores: o setor de serviços, o funcionalismo público municipal e estadual, as pensões e as aposentadorias dos idosos, o pequeno comércio, a agricultura familiar e a pecuária. Algodão herbáceo, arroz, batata-doce, cana-de- açúcar, fava, feijão, mamona, mandioca e milho são os produtos mais cultivados na localidade. 

No aspecto esportivo e cultural, Tavares conta com os campos de vaquejada, esporte muito valorizado no município, cujos vaqueiros, em na década de 80, eram referência na Paraíba.