Linguagem
Evento

Entidades realizam Encontro Estadual de Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho

O objetivo é discutir a importância entre esses profissionais

O Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB) e a Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho na Paraíba (Aest-PB) realizam no próximo dia 27, em João Pessoa, o Encontro Estadual de Engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho. O objetivo é discutir a importância entre esses profissionais.

A data também é dedicada ao dia da Segurança do Trabalho. Segundo a engenheira civil e uma das organizadoras do evento, Aparecida Estrela, a ideia do encontro é celebrar a data e também promover uma atualização para esses profissionais através das palestras e debates. “Nós queremos promover essa interação entre os técnicos de segurança do trabalho e os engenheiros, porque cada um tem a sua importância dentro do trabalho. Os técnicos são os responsáveis por implementar aquilo que nós desenvolvemos. Em outros estados não há ainda essa interação que nós temos aqui”, enfatizou Aparecida Estrela.

O evento será realizado no auditório do Sesi, no Centro da capital, das 8h às 17h. Durante a manhã, a palestra de abertura será com o representante da construção da Fábrica Fiat/Jeep, José Geraldo Machado, que falará sobre o tema “Preservando um ambiente salutar do Trabalho”. Em seguida, um representante da Superintendência Regional do Trabalho relembrará o legado do médico do trabalho, Bernadino Ramazzini, cuja morte completará 100 anos este ano.

No período da tarde, as palestras e debates estarão voltados para o ambiente da construção civil. O representante da Distribuidora de Pernambuco, Flávio Bezerra, falará sobre proteção respiratória. Na sequência, o engenheiro de segurança do trabalho da construtora MRV, Cássio Leal, falará sobre boas práticas na Segurança do Trabalho no ambiente da construção. Por fim, o técnico Romildo Lopes, representante da D+ Segurança, vai abrir o debate sobre a questão do “Trabalho em Altura”.

“Nós também vamos discutir a questão das escolas que formam os técnicos em segurança do trabalho. Durante o encontro, vamos assinar um Termo de Compromisso pedindo para que a grade curricular desses cursos seja padronizada. Além disso, vamos intensificar também os trabalhos do Grupo de Gestão em Segurança do Trabalho, que já existe”, acrescentou Aparecida Estrela, lembrando ainda que no próximo dia 29 será realizada, no Clube da Engenharia, a confraternização dos técnicos e engenheiros em segurança.



Revista Edificar