logo paraiba total
logo paraiba total

João Pessoa recebe exposição sobre uso racional de remédios

20 de novembro de 2014

A cidade de João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a receber exposição sobre uso de medicação racional. A exposição cultural desenvolvida pelo Instituto de Ciência e Qualidade (ICTQ) visa através de charges humorísticas conscientizar a população sobre os cuidados essenciais no consumo de medicamentos. A mostra já passou por São Paulo, Goiás e pelo Sul do país. Na Paraíba, a exposição é realizada em parceria com Comissão de Direito Sanitário e Biodireito da (OAB-PB) e a Escola Superior do Ministério Público (Fesmip).

De acordo com o diretor de Pesquisa do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade, a exposição sobre a preocupação de alerta à população para o uso equivocado da medicação, comprovado pela pesquisa realizada sobre o Uso Racional de Medicamentos no Brasil.

A pesquisa realizada pelo ICTQ, em parceria com o Datafolha, revela que no Brasil 76,4% da população consome medicamentos por indicação de familiares e amigos. O estudo apontou ainda que 32% aumentam a dosagem do medicamento para conseguir um efeito mais rápido e o dado alarmante indica que 22,6% declaram ter tido algum tipo de reação adversa após o consumo de um medicamento.

A exposição começou no último dia 17 e ficará em João Pessoa até o dia 5 de dezembro. Sendo até o dia 23, no espaço de eventos do Manaíra Shopping e a partir do dia 5 de dezembro no Tambiá Shopping.