logo paraiba total
logo paraiba total

Setor da construção está pessimista sobre desempenho no próximo semestre

21 de novembro de 2014

O ritmo de atividade na indústria da construção continua fraco na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pesquisa da entidade, mostra que o indicador do nível de atividade foi 42,7 pontos, em outubro, pouco acima dos 42,3 pontos de setembro. O índice de evolução do número de empregados caiu para 43 pontos. Os dados estão na Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesse sexta-feira (21).

Todos os indicadores ficaram abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que confirma a retração da atividade e do emprego no setor, na análise dos técnicos. A utilização da capacidade de operação permaneceu em 67% e o nível de atividade efetivo em relação ao usual foi 40,2 pontos, em outubro. Os indicadores variam de 0 a 100. Abaixo de 50 revelam expectativa negativa.

A CNI informou que os empresários continuam pessimistas em relação aos próximos seis meses. Em novembro, o indicador de expectativas sobre o nível de atividade ficou em 47,7 pontos, o de novos empreendimentos e serviços recuou para 46,4 pontos, o de compras de matérias-primas foi 46,2 pontos e o de número de empregados caiu para 46 pontos.

A pesquisa, feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), ouviu, entre 3 e 12 de novembro, 571 empresas, das quais 186 de pequeno porte, 258 médias e 127 grandes.