logo paraiba total
logo paraiba total

Assembleia Legislativa da PB investe na interatividade e na informação em canal aberto de televisão

24 de novembro de 2014

Uma casa legislativa interativa, comunicativa e transparente. Assim a Assembleia Legislativa da Paraíba espera atingir a sociedade paraibana por meio de seu canal de televisão, criado pela resolução número 887/04, e que ganhou investimento e robustez recentemente. Inaugurada no dia 6 de maio de 2004, a TV Assembleia expandiu-se no primeiro semestre de 2012 e, em 2013, passou a ser exibida em canal aberto e com uma programação mais ampla. 

Há exatamente um ano, a TV ALPB é transmitida pelo canal próprio, o 40.2 e o 11 da NET TV, e ainda pelo portal  www.al.pb.gov.br. Para que fosse feita toda a reaparelhagem de equipamentos digital HD da emissora, foram investidos cerca de R$ 1 milhão, recursos que serviram para aquisição de equipamentos em HD a exemplo de câmeras, switcher, exibidores, ilhas de edição e maquinaria.

Intitulada como a “Imagem da Cidadania”, a TV ALPB atende, ao mesmo tempo, as leis de transparência e fomenta a participação popular.  “Nós estamos dando uma atenção especial a este setor, pois sabemos da importância da informação para que o povo exerça verdadeiramente a sua cidadania. Povo bem informado sabe dos seus direitos e luta melhor por eles”, destacou o presidente da Assembleia legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo. Para ele, não apenas a TV, mas também a internet é utilizada para levar informação que seja verdadeiramente de interesse da população. “É bom destacar que estamos desenvolvendo mecanismos de acessibilidade em nosso site e na TV ALPB as sessões têm transmissão simultânea em linguagem de sinais”, adiantou o presidente. O foco na cidadania é, de fato, o principal alvo da proposta. 

Em entrevista ao Paraíba Total, a coordenadora geral de Comunicação Social da ALPB, Beth Torres, lembra que a chegada do canal digital melhorou ainda mais a interatividade com os cidadãos paraibanos e tem ajudado na divulgação do cumprimento dos deveres da Casa.  “Após a abertura do sinal, a interatividade com o cidadão melhorou bastante. Passamos a receber um retorno da população que acompanha nossa programação pelas redes sociais, telefonemas e também nos sugere temas para entrevistas e matérias jornalísticas, e que o demonstra o alcance maior da penetração da programação”, disse a coordenadora.

Ela acrescentou que a TV ALPB também fortalece a questão da imagem da Casa Legislativa e dos deputados em termos de transparência pública perante a sociedade com a implantação do canal aberto. “A Assembleia Legislativa prima pela transparência em todos os seus atos, e a TV em canal aberto veio reforçar essa determinação do presidente Ricardo Marcelo de sempre trabalhar de forma clara, aberta e próxima da população paraibana. Podemos dizer que o canal aberto fez com que a ‘Casa do Povo’ se aproximasse ainda mais do povo. A TV é mais um entre os canais que a população tem para acompanhar o trabalho do legislativo, fiscalizar e cobrar”, complementou ela.

Educar, informar e debater

Não só de coberturas das sessões, votações, reuniões e audiências públicas mantém a programação da TV ALPB. A programação atual do canal vai muito além e passa pela cultura e pela educação, além de noticiários e serviços. Ao todo, são 12 programas, que desenvolvem principalmente temas de interesse da população por meio dos trabalhos realizados pela Assembleia Legislativa, com debates sobre saúde, educação, cidadania, esporte, meio ambiente, entre outros assuntos. A nova grade conta, inclusive com noticiários ao vivo, em que o telespectador pode interagir em tempo real, pela internet, telefone e whatsapp. 

A dentista Anna Karyna Galvão nunca pensou que pudesse participar de um programa de TV de um órgão público com tanta abrangência. “Foi muito interessante participar da reportagem e perceber que o jornalismo da Assembleia também aborda serviços importantes como a saúde bucal. É fundamental para a população”, comentou ela, que foi entrevistada para uma reportagem sobre tratamento de dentes para pessoas com deficiência. Muitas pessoas, segundo ela, que desconheciam o trabalho, puderam se informar sobre os cuidados com a saúde dos dentes, com esta particularidade de paciente. A reportagem foi ao ar no programa “Viva Saúde”. 

A psicóloga Rosana Porpino também participou de uma entrevista, mas como personagem. Ela teve câncer de mama e fez parte da campanha “Mulheres de Fibra”, produzida e exibida na TV ALPB. “Na TV Assembleia, pude contar minha história, soltar a minha voz sobre a doença, como cidadã. Foi um grande serviço de utilidade pública prestado”, ressaltou. O aposentado Evaldo de Oliveira também pode contar sua história. Ele tem, há 48 anos, uma biblioteca dentro de casa, com mais de dois mil livros. “Não sabia que a Assembleia tinha tanto alcance! Foi muito interessante a entrevista, e eu consegui mostrar para o público a importância da leitura”, destacou Evaldo, que apresentou seu trabalho no “AL Notícias”.    

O operador de áudio, José Fernandes, é um telespectador assíduo. Ele assiste e participa ativamente da programação da TV ALPB, sugerindo pautas e comentando a diversidade da grade. “Sou fã da TV Assembleia e assisto principalmente nos finais de semana. O que mais me chamam atenção são os programas de entrevistas e os documentários. São ótimas opções como canal para conhecermos mais da nossa cultura paraibana. Sempre indico”, disse José Fernandes.

A TV ALPB mantém outras parcerias voltadas a programas institucionais, juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba (TRT-PB), com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o Ministério Público Estadual (MPPB), e mais recentemente, com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

 “Extremamente necessárias”

Para um veículo de comunicação que já nasceu comercial no Brasil, alguns pesquisadores apontam as TVs públicas, de um modo geral, como fundamentais. “Elas são extremamente necessárias”, afirmou a doutora em Comunicação, e pesquisadora sobre TVs públicas no Nordeste, Sandra Moura. “Elas podem dar mais transparência à atuação dos parlamentares, permitindo ao cidadão acompanhar diretamente a discussão de políticas públicas. Isso aumenta a possibilidade de controle público sobre a atuação parlamentar e sobre a formulação de políticas. É inegável o poder que esse tipo de emissora confere a cidadania”, completou.

Segundo ela, o ideal é que todas as emissoras legislativas fossem transmitidas em canal abertos, como a TVALPB, para oferecer mais abrangência na informação. “A comunicação na TV deveria ser tratada como um direito humano, fomentando a construção da cidadania, o respeito à diversidade cultural, gênero, raça, etnia, dando visibilidade aos diversos segmentos da sociedade”, acrescentou.

Para saber da programação completa da TV ALPB, o site é www.al.pb.gov.br/. O perfil do Facebook é facebook.com/tvassembleiapb