logo paraiba total
logo paraiba total

Santa Luzia festeja nesta segunda-feira (24) seus 143 anos de emancipação política

24 de novembro de 2014

Localizada na Região do Seridó Ocidental Paraibano e integrante da Região Metropolitana de Patos, Santa Luzia, comemora nesta segunda-feira (24), seus 143 anos de emancipação política. A 260 km da Capital, o município possui uma área de 455,7 km², e uma população estimada em 15.145 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010).  Limita-se com os municípios de São José do Sabugi e Várzea (ao Norte), com Junco do Seridó (à Leste), com São Mamede (à Oeste) e com Salgadinho e Passagem (ao Sul).

O município foi criado pela Lei Provincial Nº 410, de 24 de novembro de 1871, ocorrendo a instalação em 27 de junho de 1872. Sofreu reformulações administrativas, ganhando e perdendo distritos, voltando a figurar apenas com o Distrito-Sede, Santa Luzia.

Também conhecida como a “Veneza Paraibana”, a cidade é cercada por três açudes, por isso também é conhecida como “Cidade Ilha”. O município faz parte do domínio da sub-bacia dos rios Barra e Saco, os quais deságuam no açude público de Santa Luzia, constituindo as nascentes do Quipauá, rio intermitente, de significativa importância socioeconômica para o município, nas épocas chuvosas.

Também localizada no rebordo ocidental do Planalto da Borborema, Santa Luzia é constituída por relevo dissecado, sob forma de cristas, denominadas localmente de Serra do Cabaço, Pilãozinho, Riacho do Fogo, Porcos, Favela e Redonda, além de apresentar remanescentes da superfície de cimeira, da forma tubular, que atinge a cota de 600,0 m. 

O nome de Santa Luzia derivou-se do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. Seu calendário festivo destaca-se com o São João a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Festa da Padroeira Santa Luzia.

Ainda no aspecto cultural, a cidade conta com dois Museus, “Jeová Batista” e “ De Santa Luzia”, que atraem turistas de várias localidades do Estado, pois abrigam importantes peças históricas, que integram seus riquíssimos acervos culturais, tais como obras de artes do município e do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ecológico da cidade.

A economia da cidade tem como base três áreas principais: a exploração de minerais, fabricação de produtos cerâmicos (telhas e tijolos) e a prática da pecuária bovina mista.