Seminário em Cuité vai discutir participação dos pequenos negócios nas compras governamentais
24 de novembro de 2014
Na próxima quinta-feira (27), a cidade de Cuité, a 230 km de João Pessoa, no Agreste paraibano, irá sedia o 5° Seminário Regional de Compras Governamentais 2014. Empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos terão a oportunidade de se capacitarem sobre a participação dos pequenos negócios nas compras públicas. O Seminário é uma iniciativa do Sebrae Paraíba, que vem divulgando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que facilita a participação dos pequenos negócios nas licitações governamentais.
Este já é o quinto seminário realizado este ano na Paraíba. Em dezembro, serão realizados mais dois, no Sertão, nas cidades de Cajazeiras (dia 02) e de Sousa (dia 03). Quatro cidades já receberam o evento: Bananeiras, Alhandra, Monteiro e Itapororoca.
De acordo com dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Itapororoca, esse percentual é um ponto mais baixo: 47%.
Para participar do Seminário, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelo telefone 0800-570-0800. A inscrição é gratuita e o evento será realizado das 8h às 15h, no campus da UFCG, em Cuité.
Na primeira etapa do seminário haverá palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios. Posteriormente, as atividades serão divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).
O Seminário é uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuité, Governo do Estado, Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).
Serviço
Seminário Regional de Compras Governamentais
Data: 12 de novembro de 2014
Hora: 8h às 15h
Local: Campus da UFCG, em Cuité (Olho d’água da Bica, s/n)
Inscrições gratuitas: http://www.compralegalpb.com.br / 0800-570-0800
Programação
8h – Credenciamento e café de boas vindas
8h30 – Abertura institucional
9h – Palestra: Compras Governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local
Palestrante: Francisco Nunes de Almeida
10h40 – Projeto Compras PB
Palestrante: Luciano Holanda – Gestor de Políticas Públicas / Sebrae Paraíba
Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS
11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público
Palestrante: Eduardo Bezerra
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba
Palestrante: Ana Maria Nóbrega
14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações
Palestrante: Nielson Correia
Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS
11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE
Palestrante: Elton Santos
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas
Palestrante: Eduardo Bezerra
14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local.
Palestrante: Marta Batista
Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR
11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA
Palestrante: Marta Batista
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública
Palestrante: Danylo Aguiar
14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos
Palestrante: Djanira Lucena – Agevisa