logo paraiba total
logo paraiba total

Seminário em Cuité vai discutir participação dos pequenos negócios nas compras governamentais

24 de novembro de 2014

Na próxima quinta-feira (27), a cidade de Cuité, a 230 km de João Pessoa, no Agreste paraibano, irá sedia o 5° Seminário Regional de Compras Governamentais 2014. Empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos terão a oportunidade de se capacitarem sobre a participação dos pequenos negócios nas compras públicas. O Seminário é uma iniciativa do Sebrae Paraíba, que vem divulgando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que facilita a participação dos pequenos negócios nas licitações governamentais.

Este já é o quinto seminário realizado este ano na Paraíba. Em dezembro, serão realizados mais dois, no Sertão, nas cidades de Cajazeiras (dia 02) e de Sousa (dia 03). Quatro cidades já receberam o evento: Bananeiras, Alhandra, Monteiro e Itapororoca.

De acordo com dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Itapororoca, esse percentual é um ponto mais baixo: 47%. 

Para participar do Seminário, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelo telefone 0800-570-0800. A inscrição é gratuita e o evento será realizado das 8h às 15h, no campus da UFCG, em Cuité.

Na primeira etapa do seminário haverá palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios. Posteriormente, as atividades serão divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).

O Seminário é uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuité, Governo do Estado, Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

Serviço

Seminário Regional de Compras Governamentais

Data: 12 de novembro de 2014

Hora: 8h às 15h

Local: Campus da UFCG, em Cuité (Olho d’água da Bica, s/n)

Inscrições gratuitas: http://www.compralegalpb.com.br / 0800-570-0800

Programação

8h – Credenciamento e café de boas vindas

8h30 – Abertura institucional 

9h – Palestra: Compras Governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local

Palestrante: Francisco Nunes de Almeida

10h40 – Projeto Compras PB 

Palestrante: Luciano Holanda – Gestor de Políticas Públicas / Sebrae Paraíba

Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS 

11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público

Palestrante: Eduardo Bezerra 

12h – Almoço

13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba 

Palestrante: Ana Maria Nóbrega 

14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações

Palestrante: Nielson Correia

Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS 

11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE

Palestrante: Elton Santos

12h – Almoço 

13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas

Palestrante: Eduardo Bezerra 

14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local. 

Palestrante: Marta Batista 

Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR 

11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA 

Palestrante: Marta Batista 

12h – Almoço 

13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública 

Palestrante: Danylo Aguiar 

14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos 

Palestrante: Djanira Lucena – Agevisa