logo paraiba total
logo paraiba total

CDL prevê 1,5 mil vagas temporárias na capital

24 de novembro de 2014

Cerca de 1.500 funcionários temporários devem ser contratados para trabalhar no comércio de João Pessoa neste final de ano. As vagas temporárias devem ser intensificadas nesta semana com o pagamento do 13º salário, que será mais cedo este ano.

A expectativa é do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital (CDL-JP), Eronaldo Maia. Segundo ele, até 50% dos temporários chegam a se tornar funcionários efetivos após o período natalino. “Quem se destaca mais tem chance de ser contratado”, afirmou Eronaldo, acrescentando ainda que as lojas estão recrutando os temporários para treinamento desde o início de novembro. O trabalho geralmente dura até janeiro, quando muitas lojas realizam promoções e ainda precisam de reforço no quadro de funcionários.

Eronaldo explicou que a previsão é a mesma do ano passado, mas talvez haja um crescimento devido à abertura do novo shopping em Mangabeira. Ainda não se sabe se o Shopping Mangabeira contratará funcionários temporários para complementar o quadro.Em algumas lojas ainda há vagas abertas. A gerente da loja Tell Passo, do Tambiá Shopping, Gidália Accioly, afirmou que a loja está contratando três vendedores temporários. “Essa quantidade é só para essa unidade, não sei quantos serão contratados nas outras”, explicou.

A gerente, que espera um crescimento nas vendas de 20% em relação ao ano passado, afirmou que os temporários têm chance de efetivação. “Às vezes o vendedor já está querendo sair e aproveita para pedir demissão nessa época porque sabe que já temos como substituir com o temporário que já foi treinado”, contou.

As lojas Riachuelo estão contratando auxiliares temporários para todas as suas unidades. Os interessados devem levar o currículo à loja onde pretende trabalhar até o dia 30 de novembro. De acordo com a gerente da unidade do Tambiá Shopping, a quantidade de contratações será igual à do ano passado, mas a loja não divulga números.

Em Janeiro

Já o gerente do Magazine Luiza (unidade do Shopping Tambiá), Joel Ferreira, afirmou que indo na contramão das outras lojas, o magazine só deve contratar a partir de janeiro de 2015. De acordo com Joel, a equipe da loja já é satisfatoriamente grande, mas o gerente admitiu que precisará de ajuda quando a loja lançar sua grande promoção no ano que vem. “Geralmente ficamos com uma fila imensa na porta da loja, precisamos mesmo de muita gente para atender”, disse.

Segundo Joel Ferreira, a loja espera um volume de vendas nesse final de ano em torno de 22% maior do que no mesmo período de 2013. O gerente espera que boa parte das vendas aconteça durante a Black Friday, o famoso dia de descontos que acontecerá em 29 de novembro.