logo paraiba total
logo paraiba total

Empresas paraibanas recebem selo do programa Melhoria de Processo do Software Brasileiro

24 de novembro de 2014

Sete empresas paraibanas de tecnologia da informação (TI) foram certificadas com o programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS). Com este selo, as empresas se tornam mais competitivas e irão ofertar produtos com garantia de qualidade. Na Paraíba, 3 empresas já possuíam esta certificação e, agora, com 10, o Estado fica na 4ª posição do ranking de empresas dos 16 Estados das regiões Norte e Nordeste certificadas pelo programa da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), que impulsiona a indústria brasileira de software e serviços de TI.

O reconhecimento à qualificação das empresas será marcado por um café da manhã, na próxima sexta-feira (28), no hotel Verde Green, a partir das 9h, quando será entregue o selo de excelência de software. Participarão da solenidade as instituições parceiras, empresários de negócios digitais, universidades, além da imprensa. “Esta certificação é a garantia de que estas empresas desenvolvem serviços de qualidade”, ressaltou a analista do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo.

Ela explicou que as sete empresas recém-certificadas passaram por um processo de qualificação durante 14 meses e tiveram o apoio logístico e financeiro da Softex e do Sebrae Paraíba. “Estas empresas terão equipes de trabalho com uma grande expertise, com qualidade e eficiência nos processos de desenvolvimento de software. Este é um grande avanço para a Paraíba, que se torna referência no contexto nacional como produtora de TI”, comemora a analista.

Danyele também destaca que um grande diferencial do Estado é que as novas empresas certificadas são micro e pequenas. “Esta é uma certificação pouco acessível às micro e pequenas empresas, por ter um alto custo. Mas o Sebrae e a Softex apoiaram e tiveram a preocupação de trazer aqui para o Estado empresas implementadoras e certificadoras do processo”, disse. Com isso, estas empresas poderão competir de igual para igual com empresas de maior porte, inclusive, de outros Estados.

Diferencial no mercado

Danyele Raposo destacou que o Sebrae, através do programa SebraeTec, continuará subsidiando os custos das empresas que queiram participar do processo de implementação e certificação do MPS. “Estas sete novas empresas certificadas já possuem um nível de maturidade, com cerca de dez anos no mercado. Os empresários que quiserem se informar sobre o programa, podem procurar o Sebrae”, acrescentou.

Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS)

O modelo MPS, com dez anos de existência, já foi implantado em 590 empresas no Brasil. Na região Nordeste, são 94 empresas certificadas e, na Norte, 13. O grande objetivo do programa é tornar as empresas mais competitivas no mercado global. O programa é coordenado pela Softex, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que executa iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para impulsionar a Indústria Brasileira de Software e TI. A Softex é uma das maiores em todo o mundo, reconhecida pela criatividade, competência e fonte de talentos.

Empresas certificadas em 2014 na Paraíba

– M Varandas

– E-Gen

– Softcom

– Pacto TI

– PB Soft

– Virtus

– Grupo Infor

Ranking N/Ne de empresas com o certificado MPS.BR

1º – Pernambuco = 35 empresas

2º – Ceará = 19 empresas

3º – Bahia = 15 empresas

4º – Paraíba = 10 empresas

5º – Rio Grande do Norte = 8 empresas

6º – Pará = 7 empresas

7º – Amazonas = 6 empresas

8º – Alagoas = 5 empresas

9º – Sergipe = 2 empresas