logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba sedia evento regional do Conselho Nacional de Assistência Social

25 de novembro de 2014

O Encontro Regional do Conselho Regional da Assistência Social (CNAS) vem acontecendo nessas segunda-feira (24) e terça-feira (25) no Tambaú Flat, em João Pessoa. A Paraíba está sediando o evento, que reúne conselheiros dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Ceará, Sergipe e da própria Paraíba, com o objetivo de discutir os principais avanços e desafios enfrentados pelos Conselhos no controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, fez a abertura do evento, ao lado do presidente do CNAS, Edivaldo da Silva Ramos, e da vice do CNAS, Luziele Tapajós. Ela ressaltou que a Paraíba vem se destacando no cenário nacional no âmbito da assistência social com ações pioneiras na área, a exemplo da implantação de programas como Condomínio Cidade Madura, exclusivo para pessoas idosas, entre outros. Ela também ressalta a iniciativa do CNAS em realizar as reuniões em várias localidades do País. 

“A reunião descentralizada é fundamental, porque o fato dela ser regionalizada possibilita que o Brasil, que é tão diverso, possa ser visto e sentido nas suas particularidades. E o Conselho possui um papel fundamental de controle social, que não é fácil, porque implica em qualificação e que as pessoas estejam preparadas, inclusive o usuário”, disse. 

O presidente do CNAS, Edivaldo Ramos, frisou que foram realizadas quatro reuniões em todo o Brasil e agora, a quinta, está sendo na região Nordeste. “A reunião regional é uma forma que encontramos para estreitar a relação entre o CNAS, além de ampliar o diálogo direto com os conselhos estaduais e consequentemente com os municipais”, ressaltou. 

Também na mesa de abertura do encontro estavam a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social da Paraíba, Jaciana Magalhães, e a vice, Socorro Bispo. “Há dois meses assumimos o Conselho Estadual pelo biênio 2014/2016 e como uma das metas está a realização de um evento para reunir todos os conselhos municipais da Paraíba e avaliar junto com eles como vem sendo utilizado o SUAS”, frisou Jaciana Magalhães.