logo paraiba total
logo paraiba total

Solânea também celebra 61 anos de emancipação política nesta quarta-feira (26)

26 de novembro de 2014

Mais um município do Brejo paraibano que está em festa nesta quarta-feira (26), é Solânea, que também celebra seus 61 anos de emancipação política. A sua fundação, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. A Lei Nº 967, de 26 de novembro de 1953, a elevou à categoria de cidade.

Pertence à Microrregião do Curimataú Oriental, Solânea possui uma população estimada de 26.693 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, que estão distribuídos na extensão de 265,9 km de área. 

Limita-se com os municípios de Casserengue (9 km), Serraria (22,3 km), Dona Inês (16 km), Remígio (26 km), Arara (14 km), Barra de Santa Rosa (44 km), Borborema (7,5 km), Bananeiras (3 km) e Cacimba de Dentro (20 km). Sua distância até a capital é de 138,4 km. 

Desde 2001 a cidade realiza umas das maiores festas juninas do Estado da Paraíba e do Brasil, intitulado “Maior São João do Brejo Paraibano”, com uma media de 40.000 pessoas nos últimos dias e em media de 2.000 nos demais, que acontece de 12 a 24 de junho. O evento conta com apresentações de grandes artistas populares, comidas típicas e o autêntico forró-pé-de-serra.

Ainda integram o calendário turístico de Solânea, a Festa de Carnaval, o Baile Vermelho e Branco, Santo Antônio, Caminhos do Frio, Festa da Colheita, Missa do Vaqueiro, Natal Luz e Réveillon. Praça 26 de Novembro, Grêmio Morenense, Pedra das Pinturas, Santuário de Santa Fé, Mata do Cano e Pedra do Vento, são alguns dos pontos turísticos da cidade.

No esporte, Solânea também se destacou no passado, no futebol, com “O Vila Branca Sport Club”, que era o time de futebol oficial da cidade, hoje extinto, campeão Paraibano da 2º divisão, em 1993. Atualmente, a cidade também conta com o Palmeiras da Soécia e o Solânea FC, que travam grandes clássicos no Estádio Tancredo de Carvalho.

A base da economia local é sustentada por vários setores: o setor de serviços, o funcionalismo público municipal e estadual, as pensões e as aposentadorias dos idosos, o aquecido comércio e a agricultura familiar.