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Fomenta é lançado em Patos para cerca de 200 empresários, agricultores e gestores públicos

26 de novembro de 2014

As compras governamentais são o alvo dos empreendedores e agricultores do Sertão paraibano até esta quarta-feira (26). O Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta) começou a sua 4ª edição nesta terça-feira (25), na cidade de Patos. Cerca de 200 empresários, agricultores e gestores públicos estiveram na abertura. Haverá Rodada de Negócios entre os participantes, com foco nas licitações abertas.

Para o conselheiro do Sebrae Paraíba, Antônio Gomes, o evento é importante porque desperta a união entre as partes interessadas nas compras públicas federais, estaduais e principalmente as municipais. “A Paraíba ainda está contratando empresas de outras cidades, às vezes, de outros estados para executar uma compra ou contratação de serviços. O Fomenta chega para mudar esta realidade e apontar os caminhos para as MPEs”, disse.

Já o gerente do Sebrae em Patos, Aldo Nunes, ressalta que o evento faz a intermediação das negociações entre prefeituras, governos e empreendedores, do campo e da cidade. “O Fomenta traz não somente informações diversas para o público, mas apresenta às empresas os seus potenciais compradores, como os prefeitos e secretários presentes. É um evento que dará não apenas lucro, mas fará de todos os interessados condutores dos negócios nessa região”, falou.

Fomenta – Três programações distintas foram planejadas para o Fomenta desta quarta-feira (26), de acordo com o perfil do participante. Para a agricultura familiar, as atividades começam a partir das 8h30, com a palestra “Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA”, com a consultora do Sebrae, Marta Batista. Mais quatro palestras seguem e essa parte do evento encerra com um painel de oportunidades apresentado pelos bancos parceiros do evento.

Já os micro empresários e microempreendedores individuais começaram o evento nesta quarta, com apalestra “Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público”, com consultor do Sebrae, Eduardo Bezerra. Ainda haverá mais quatro palestras para este público, no mini-auditório do Sebrae.

Os gestores públicos começam o dia com a palestra “Elaboração de editais com benefícios para MPEs”, com o consultor do Sebrae, Elton John. A parte dos gestores encerra com uma Rodada de Negócios para mostrar as atuais oportunidades em cada município da região. Já os empresários terão também cinco palestras voltadas à gestão da empresa para compras governamentais. A partir das 15h, a palestra “Como ser fornecedor do Sebrae”, com Assis Marques e Ioná Gusmão, deverá atrair muitos interessados. 

Com 85 cidades com a Lei Geral implementada, a Paraíba pretende estimular o aumento da participação das MPEs nas compras governamentais e incluir todos os 223 municípios. Para isso, eventos como o Fomenta são criados e mantidos ao longo do ano. Uma das inclusões nos processos das compras públicas foi a categoria Micro Empreendedor Individual (MEI), que arrecada até R$ 60 mil/ano e oferece mais de 400 tipos de serviços e produtos.

Programação

Quarta-feira (26) | Local: Centro de Educação do Sebrae em Patos, Sala de videoconferência | Público: Agricultura familiar

8h30 – Palestra “Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA”, com a consultora do Sebrae, Marta Batista

10h – Coffee break;

10h30 – Palestra “Cooperativismo em compras Públicas”, com o consultor Sebrae, Wellington Dantas;

12h – Almoço no local do evento;

13h30 – Palestra “Normas de Segurança para fornecimento de alimentos”, com Márcio Fernando Ducat, representante da Agevisa;

15h – Palestra “Elaboração da proposta para participar de chamada pública”, com Danylo Queiroz;

16h30 – Coffee break;

17h – Palestra “Painéis de Oportunidades com: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal”, com representantes de Bancos Federais;

18h30 – Encerramento.

Quarta-feira (26) | Local: Centro de Educação do Sebrae em Patos, Sala de treinamento 1 | Público: Gestores públicos

8h30 – Palestra “Elaboração de Editais com benefícios para MPE”, com o consultor do Sebrae

Elton John da Costa Santos;

10h – Coffe break;

10h30 – Palestra “Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas”, com o consultor do Sebrae, Eduardo Bezerra;

12h – Almoço no local do evento;

13h30 – Palestra “Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local”, com a consultora do Sebrae, Marta Batista;

15h – Palestra “Planejamento Urbano, recursos governamentais e as oportunidades para as MPE”, com o consultor do Sebrae, Wellington Dantas;

16h30 – Intervalo;

17h – Palestra “Compras Governamentais: Como comprar das MPE, questões polêmicas de Licitação face a Lei Complementar 123/06”, com a consultoria do Sebrae, Nielson de Azevedo Correia;

18h30 – Encerramento;

Quarta-feira (26) | Local: Centro de Educação do Sebrae em Patos, mini-auditório | Público: Empresários

8h30 – Palestra “Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público”, com consultor do Sebrae, Eduardo Bezerra;

10h – Coffe break;

10h30 – Palestra “Como interpretar editais e se preparar para participar de licitações”, com o consultor do Sebrae, Nielson Correia;

12h – Almoço no local do evento;

13h30 – Palestra “Como vender para o Governo do Estado da Paraíba”, com a representante do Governo do Estado da Paraíba, Ana Maria Nóbrega;

15h – Palestra “Como ser fornecedor do Sebrae”, com a consultora do Sebrae, Angélica Pontes Trigueiro;

16h30 – Intervalo;

17h – Palestra “Como Empreendedor Individual pode vender para órgãos públicos”, com o consultor do Sebrae, Elton John da Costa Santos;

17h – Rodada de Negócios;

18h30 – Encerramento.