logo paraiba total
logo paraiba total

Guarabira comemora 127 anos de emancipação política nesta quarta-feira (26)

26 de novembro de 2014

Denominada “Rainha do Brejo”, por ser a principal cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas, Guarabira, comemora nesta quarta-feira (26), seus 127 anos de emancipação política. Localizado no Piemonte da Borborema, na Microrregião que recebe o seu nome, o referido município tem uma área de 149,50 km², ocupa o 115º lugar em extensão territorial no Estado e possui uma posição geográfica privilegiada, pois fica a apenas 98 km de distância de João Pessoa, a 100 km de Campina Grande, a 199 km de Recife – PE, a 145 km de Natal – RN e a 230 km de Caruaru – PE, todas elas grandes centros comerciais.

Guarabira  também uma das cidades mais populosas do Estado, com 57. 780  habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2012. A origem do seu nome, “Guarabira”, provém do termo tupi gûaraembira, que designa o peixe conhecido como guaivira.

Elevada a categoria de cidade pela Lei de Nº 841, de 26 de novembro de 1887. Limita-se ao Norte com Pirpirituba, ao Sul com Mulungu e Alagoinha, a Leste com Araçagi, a Oeste com Pilõezinhos e Cuitegi.

Comércio

Guarabira tem um comércio muito dinâmico, por está localizado em uma região em que polariza mais de 30 cidades, todas tendo um forte vínculo com o município, que conta com várias redes de lojas vindas da Capital, bem como de outros grandes centros do País. Desde 2011 uma grande exposição começou a fazer parte do calendário de negócios da região: a ExpoBrejo, que traz todas as tendências de negócios e fomenta a capacidade do comércio de Guarabira e região. Outro segmento importante em Guarabira é o setor de prestação de serviços.

Indústria

O setor industrial de Guarabira tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos anos. Com um Distrito Industrial em fase de expansão, atualmente já se destacam indústrias de móveis de madeira e tubulares, de aguardente, de sacos de nylon, de chuteiras e calçados de couro, de cerâmicas com a produção de filtros, telhas e tijolos; indústrias de pré-moldados, além do setor têxtil, de ração animal, que é a 3ª maior do país, de abatedouro industrial, com abate de 80 000 aves por dia, e de massas e bebidas.

Construção Civil

Outro setor em pleno desenvolvimento na cidade é o da construção civil, que vem apresentando grande expansão, sendo considerado o quarto maior da Paraíba, principalmente com a construção de prédios, sobretudo os de três a nove andares.

Agricultura

A agricultura ainda é predominantemente de subsistência. A pecuária supre apenas o consumo local.

Urucum

A Região do Brejo de Guarabira supriu a demanda do Brasil por urucum (açafrão com finalidade realçadora da tonalidade em alimentos e cosméticos) até a década de 1990. Houve safras em que foram produzidas até 1.200 toneladas da semente. Em 2010, produzia 100 toneladas por safra. As secas que assolaram a região dizimaram grande parte dos urucueiros. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolveu novas espécies de sementes com alto teor de bixina e foram plantadas em outros estados com terras mais férteis e com clima chuvoso regular.

Avicultura

A avicultura se destaca como a atividade econômica que mais cresceu nos últimos dez anos no município. A empresa Guaraves, com sede em Guarabira, é a maior do Nordeste, exportando seus produtos inclusive para a Ásia, África e Oriente Médio.

Cultura

A Festa da Luz, que ocorre todo mês de janeiro, atrai milhares de pessoas de outras cidades estados, com atrações de renome nacional, com artistas da terra e espaços temáticos, como o Pilõezinhos e o Cuitegi, onde os participantes ficam do período da tarde até a noite se divertindo e apreciando pratos típicos da região.

Turismo

O turismo guarabirense se baseia, principalmente, no turismo religioso. O Memorial Frei Damião representa o ponto alto, propiciando, à cidade, um alto número de fiéis visitantes em todas as épocas do ano, principalmente nas romarias. O memorial conta com um museu sobre o frade. No seu caminho, os visitantes ainda passam pela via-sacra e pelo Cruzeiro. Destaque também para a imponente e secular Catedral da Padroeira de Guarabira, Nossa Senhora da Luz, do alto de suas escadarias, mostra-se de uma beleza ímpar sendo considerada o marco zero da cidade de Guarabira.

Há na cidade também o Centro de Documentação e um Museu no Centro da cidade, ambos estabelecidos em prédios históricos. Ainda há, na Praça do Novo Milênio, o Monumento do Novo Milênio, que leva vários turistas a apreciarem as suas formas modernas.