logo paraiba total
logo paraiba total

Empresas paraibanas recebem certificação de qualidade de software

27 de novembro de 2014

Nesta sexta-feira (28), a partir das 8h30, no hotel Verde Green, em João Pessoa, sete empresas paraibanas receberão o selo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS). Com esta certificação, as empresas se tornam mais competitivas e vão ofertar produtos e serviços com garantia de qualidade. Na Paraíba, três empresas já possuíam a certificação. Agora, com 10, o Estado fica na 4ª posição do ranking de empresas dos 16 Estados das regiões Norte e Nordeste certificadas pelo programa da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), que impulsiona a indústria brasileira de software e serviços de TI.

“Esta certificação é a garantia de que estas empresas desenvolvem serviços de qualidade”, ressaltou a analista do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo. Ela explicou que as sete empresas recém-certificadas passaram por um processo de qualificação durante 14 meses e tiveram o apoio logístico e financeiro da Softex e do Sebrae Paraíba. “Estas empresas terão equipes de trabalho com uma grande expertise, com qualidade e eficiência nos processos de desenvolvimento de software. Este é um grande avanço para a Paraíba, que se torna referência no contexto nacional como produtora de TI”, comemora a analista.

Danyele também destaca que um grande diferencial do Estado é que as novas empresas certificadas são micro e pequenas. “Esta é uma certificação pouco acessível às micro e pequenas empresas, por ter um alto custo. Mas o Sebrae e a Softex apoiaram e tiveram a preocupação de trazer aqui para o Estado empresas implementadoras e certificadoras do processo”, disse. Com isso, estas empresas poderão competir de igual para igual com empresas de maior porte, inclusive, de outros Estados.

Através do programa SebraeTec, o Sebrae Paraíba continuará subsidiando os custos das empresas que queiram participar do processo de implementação e certificação do MPS. “Estas sete novas empresas certificadas já possuem um nível de maturidade, com cerca de dez anos no mercado. Os empresários que quiserem se informar sobre o programa, podem procurar o Sebrae”, acrescentou.    

Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS)

O modelo MPS, com dez anos de existência, já foi implantado em 590 empresas no Brasil. Na região Nordeste, são 94 empresas certificadas e, na Norte, 13. O grande objetivo do programa é tornar as empresas mais competitivas no mercado global. O programa é coordenado pela Softex, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que executa iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para impulsionar a Indústria Brasileira de Software e TI. A Softex é uma das maiores em todo o mundo, reconhecida pela criatividade, competência e fonte de talentos.

Empresas certificadas em 2014 na Paraíba

– M Varandas

– E-Gen

– Softcom

– Pacto TI

– PB Soft

– Virtus

– Grupo Infor

Ranking N/Ne de empresas com o certificado MPS.BR

1º – Pernambuco = 35 empresas

2º – Ceará = 19 empresas

3º – Bahia = 15 empresas

4º – Paraíba = 10 empresas

5º – Rio Grande do Norte = 8 empresas

6º – Pará = 7 empresas

7º – Amazonas = 6 empresas

8º – Alagoas = 5 empresas

9º – Sergipe = 2 empresas

Maranhão = 0

Piauí = 0 

Rondônia = 0

Roraima = 0

Acre = 0

Amapá = 0

Tocantins = 0