logo paraiba total
logo paraiba total

Brasil supera média mundial de empresas em nuvem

27 de novembro de 2014

De softwares a sistema de gestão, as empresas estão cada vez mais migrando para o sistema de computação em nuvem. De acordo como a primeira edição do Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia, em português), realizado pela Dell, 90% das médias empresas brasileiras entrevistadas afirmam ter algum tipo de aplicação em nuvem. Somente 1% das empresas não consideram adotar algum projeto na área. A média mundial é 79%.

A questão mais preocupante quando falamos de sistema em nuvem é a segurança das informações. No entanto, isso não parece preocupar 78% dos entrevistados no Brasil, contra uma média de 60% no mundo.

Para o empresário Sidney Zynger, sócio da empresa criadora do Bling, software de gestão de empresa em nuvem, este crescimento é notório em vários sentidos. “Neste ano, tivemos um crescimento de 30% em relação às empresas que adotaram o sistema Bling. Sem contar que em 2014 conseguimos fechar parcerias com três empresas de marketplace, que estão entre as maiores do Brasil”, afirma Sydney. “Cada vez mais vemos as pessoas procurando sistemas em nuvem, o que permite que haja estas parcerias”, conclui. 

Não é a toa que as empresas estão migrando para esta nova tecnologia. Além da praticidade de poder acessar os serviços de onde quiser, transformam custos fixos e despesas de capital em custos variáveis e despesas operacionais. “As empresas que oferecem esses serviços garantem maior flexibilidade, com melhores opções de infraestrutura e disposição de informações em todos os lugares e a qualquer hora”, afirma Vicente Troiano, diretor de Marketing e Vendas da Recall do Brasil, empresa de armazenamento de documentos em nuvem.

Mas não é só a iniciativa privada que se utiliza da nuvem. Para o diretor da Consultoria em Administração Municipal (Conam), Fabian Rodrigues Caetano, as prefeituras também têm vantagens ao adotar essa tecnologia. “Ela é positiva porque não há necessidade de se investir em infraestrutura própria, não requer espaço físico e nem equipe especializada para isso”, diz o diretor. “No entanto, é recomendável para quem possui comunicação boa e garantida com a internet, já que tudo estaria na nuvem”, completa Caetano.

Abaixo, seguem algumas vantagens para adotar o sistema em nuvem, de acordo com os três profissionais:

– Não é preciso investir em infraestrutura própria ou equipe especializada;

– Não requer espaço físico; 

– Backup garantido;

– Disponibilidade garantida;

– Manutenção é mais fácil e barata.