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Lojas físicas na Paraíba aderem à ‘Black Friday’ e prometem descontos por 26 horas

28 de novembro de 2014

As grandes lojas, redes de supermercados e magazines com filiais na Paraíba irão participar da famosa Black Friday (sexta-feira negra), que acontece por todo o país neste dia 28. Essa ação começou nos Estados Unidos e se espalhou por, pelo menos, outros cinco países. O dia ficou conhecido internacionalmente pelos grandes descontos oferecidos para antecipação das compras de final de ano.

Os paraibanos também vão poder aproveitar a liquidação anual. De acordo com a gerente administrativa da Câmara de Dirigentes Lojistas da Paraíba, Ana Rita, as lojas físicas de grandes redes como o Extra, Lojas Americanas, Insinuante e Pão de Açúcar vão oferecer durante toda sexta-feira promoções para os clientes. Redes do estado também participarão dos descontos, com o Armazém Paraíba e Atacadão dos Eletros.

O Extra em João Pessoa e em Campina Grande, por exemplo, inicia ainda nesta quinta-feira (27), a partir das 22 horas, a participação na Black Friday 2014. A ação terá duração de 26 horas com descontos nas seções de mercearia, perecíveis, eletrônicos, têxtil, bazar, além de itens sazonais de Natal, para que os clientes possam aproveitar para comprar os presentes e produtos para a ceia com economia. Entre os itens ofertados, estarão os produtos da cesta abastecedora, do dia a dia, sazonais como panetones, vinhos, bacalhau e aves natalinas, além de itens cobiçados como TVs, celulares, notebooks, refrigeradores, fogões, entre outros.

Na internet, as ofertas se ampliam com descontos em smartphones, pacotes de viagens e jóias. A Vivo é uma das empresas de telefonia que trará ofertas em seu site. A liquidação traz descontos em smartphones, que chegam a até 80%. O cliente terá frete grátis para todo o Brasil e poderá pagar em até doze vezes sem juros. Entre os destaques à disposição, incluem-se o Samsung Galaxy S4, Nokia Lumia 635, Moto E Dual.

Procon alerta

Apesar das ofertas e descontos tentadores, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), preocupada com possíveis enganações, elaborou dicas para deixar o consumidor mais seguro na hora de realizar as compras no Black Friday. 

O secretário Helton Renê alerta aos consumidores para que fiquem atentos ao participarem desse evento de consumo e não serem seduzidos pelos preços aparentemente muito baixos, mas que maquiam uma possível enganação. “Existem muitas reclamações por parte dos consumidores de edições anteriores da Black Friday, que é a maquiagem de preços usada pelos e-commerces, que é quando o lojista aumenta o valor do produto dias ou semanas antes da promoção anual, parecendo dar um desconto muito maior na sexta-feira de compras”, esclareceu o secretário.

Confira as dicas do Procon:

a) dar preferência a sites com boa reputação no mercado;

b) desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado.

c) verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site;

d) verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela) principalmente quando fornecer dados pessoais;

e) desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas,

f) conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato);

g) entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor logo, em caso de dúvida ou identificando algum problema na transação.

História

O termo em inglês ‘Black Friday’, que significa ‘sexta-feira negra’ surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Ele começou a ser utilizado por policiais que registravam muitos problemas nas ruas e no trânsito das grandes cidades depois do ‘Dia de Ação de Graças’ (Thanksgiving Day), celebrado na quarta quinta-feira de novembro.

Esse ‘caos’ nas principais cidades dos Estados Unidos era causado pela intensa movimentação de pessoas que buscavam descontos e ofertas especiais nas lojas do país, que iniciavam as promoções do Natal já nos últimos dias de novembro.

A ideia foi ganhando força e se popularizou como expressão típica das compras e dos grandes descontos, com várias filas nas portas das lojas e pessoas dispostas a acordar de madrugada em busca de ofertas. Além dos Estados Unidos, outros países como Austrália, Canadá, Reino Unido, Paraguai Portugal e até mesmo o Brasil adotam a Black Friday para aumentar as vendas e oferecer aos clientes produtos e serviços com preços e descontos bastante atrativos.