logo paraiba total
logo paraiba total

Nova diretoria do Sebrae Paraíba é eleita e toma posse em 2 de janeiro

28 de novembro de 2014

A nova diretoria executiva do Sebrae Paraíba foi eleita na manhã desta sexta-feira (28) pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição. O engenheiro Walter Aguiar assume a superintendência, o economista Luiz Alberto Amorim fica à frente da diretoria técnica e o advogado João Monteiro da Franca Neto responderá pela diretoria administrativa-financeira. A presidência do CDE será ocupada pelo presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha. A nova diretoria toma posse no dia 2 de janeiro, no auditório do Sebrae, em João Pessoa.

Aprovada por unanimidade entre os 13 membros do conselho que representam órgãos federais, estaduais e federações, os novos diretores foram eleitos para o quadriênio 2015/2018. Todos os presentes destacaram a tranquilidade da condução do pleito e ressaltaram o trabalho realizado pela atual diretoria, formada por Luiz Alberto Amorim (superintendente), Ricardo Madruga (diretor administrativo-financeiro) e João Alberto Miranda (diretor técnico), e pelo presidente, por oito anos, do Conselho Deliberativo, Mário Borba, além de referências a Júlio Rafael, ex-superintendente, que faleceu ano passado.

Eleito presidente do CDE, Francisco Buega Gadelha, afirma que é uma grande honra presidir o conselho estadual do Sebrae e, em conjunto, com demais membros e da nova diretoria contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado com o fomento das micro e pequenas empresas. “A Paraíba vive um excelente momento da sua história. No setor da indústria, de janeiro a outubro deste ano, o nosso estado registrou o maior crescimento do país de massa salarial, com o índice de 18,7%. No comércio, é terceiro maior em crescimento no consumo. Este bom momento é favorável também para pequenos negócios, os que mais geram emprego e renda no nosso Estado”, destacou.

Mário Borba, após oito anos dirigindo o Conselho, agradeceu pelo apoio depositado por todo este período e se colocou à disposição para continuar fazendo com que a Paraíba ocupe um lugar de destaque no desenvolvimento do país.

Para o novo superintendente, Walter Aguiar, o Sebrae tem um papel extremamente importante para o desenvolvimento da Paraíba. “Coloco-me à disposição desta instituição para implantar uma gestão participativa, respeitando as diretrizes do Conselho. Queremos iniciar um período bastante agregador, aberto às parcerias em todos os níveis, somando a inteligência da UFPB, a força do sistema financeiro, da Sudene e das federações empresariais”, ressaltou.

Metas do Sebrae para o próximo  ano

Para o ano de 2015, de acordo com dados do Plano Plurianual do Sebrae Paraíba, a expectativa é que sejam atendidas cerca de 30 mil pequenos negócios ao longo ano. Só de microempreendedores individuais (MEI), a categoria que mais cresce no Estado, projeta-se quase 18 mil atendimentos. Outra importante meta para o próximo ano é contribuir para implementação da Lei da Micro e Pequenas Empresas em 80 cidades.

Atualmente, são cerca de 150 projetos com a missão promover a competividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do Estado. Ainda em 2015, será aberto um ponto de atendimento no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, além de uma agência em Itaporanga e outra em Santa Rita.

Na Paraíba, o CDE é composto por representantes da  Fecomércio, FIEP, Federação da Microempresa, da Agricultura e Pecuária, das Associações Comerciais, UFPB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Adene, Secretaria da Indústria e Comércio, Fapesq e Sebrae Nacional.