logo paraiba total
logo paraiba total

Projeto Caiçara Cultural será lançado em Lucena neste sábado (29)

28 de novembro de 2014

A cidade de Lucena ganha mais um atrativo turístico com o foco na produção associada ao turismo. É o projeto Caiçara Cultural, que será lançado neste sábado (29), às 18h30, dentro da programação da Festa do Coco do município. A ação é uma iniciativa do Sebrae Paraíba e da Prefeitura Municipal de Lucena  para oferta de atividades criativas pelos pequenos empresários e empreendedores da região.

No Caiçara Cultural, vai funcionar o Memorial da Pesca Artesanal, Centro de Informações Turísticas, além de ser um espaço de apoio para os condutores locais de turismo comercializarem os passeios. “O litoral de Lucena é onde encontramos o maior número de caiçaras ativas de pescadores. A caiçara é o local utilizado para guardar o material de pesca e pequenos barcos. A pesca artesanal é também uma das atividades mais importantes da cidade, por isso se tornou um ícone cultural do município, que tem mais de dois mil pescadores vivendo dessa atividade”, explicou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Lucena é uma das cidades paraibanas que receberam a consultoria do Sebrae Paraíba para formatação de atividades criativas como oferta turística. “Investimos no projeto arquitetônico sustentável, em parceria com o arquiteto Jonas Lourenço e com o fotografo Cácio Murilo, para apresentar aos visitantes uma decoração que faça referência à pesca artesanal de Lucena”, destacou a gestora.

De acordo com Regina Amorim, a Caiçara Cultural vai oferece à região um grande diferencial competitivo para o turismo cultural e de sol e mar da Paraíba, já que é uma iniciativa original e pioneira no país. “O município de Lucena já oferece cerca de 15 atividades de vivências e experiências que podem garantir um final de semana diferenciado para os turista. Este novo projeto, é mais um atrativo para cidade”, disse.

As atividades da Festa do Coco de Lucena seguem até domingo (30). Durante os três dias, serão realizadas atividades culturais, mostras de artesanato e gastronomia, shows, além de vaquejada e da apresentação do Coral Meninos de Lucena Cantando na Balsa, no sábado (29), 9h. Para apresentar as novas ofertas turísticas de Lucena, o Sebrae Paraíba também irá realizar um fampress para jornalistas neste sábado (29).