logo paraiba total
logo paraiba total

Emas comemora nesta sexta-feira (28) seus 51 anos de emancipação política 

28 de novembro de 2014

A pequena e pacata cidade do interior do Estado, com 240 km² de extensão territorial, localizada na Microrregião de Piancó e integrante da Região Metropolitana de Patos, Emas, comemora nesta sexta-feira (28), seus 51 anos de emancipação política. Elevada à categoria de cidade por meio da Lei Estadual de Nº 3.115/1963, a localidade, que fica a 315 km de João Pessoa, foi desmembrada de Catingueira.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, sua população era estimada em 3.317 habitantes. A sua economia é baseada na agricultura familiar, na pecuária, no comércio interno e na renda do funcionalismo público e dos aposentados e pensionistas locais. Através da organização das associações rurais, o município também vem estimulando o desenvolvimento da Apicultura, como alternativa econômica. 

Com suas belezas naturais e sítios arqueológicos existentes em seu território, Emas  ainda conta com potencial turístico e sua gestão municipal vem elaborando o Plano Turístico Municipal, com o objetivo de inserir a localidade no “Roteiro Turístico do Vale das Águas”.

O município limita-se ao Norte com Catingueira, ao Sul com Olho D’Água, a Leste com Catingueira e a Oeste com as cidades de Coremas e Piancó.