logo paraiba total
logo paraiba total

Simpósio de Tecnologia e Gastronomia da Cachaça acontece em João Pessoa

2 de dezembro de 2014

O turismo criativo e de experiência na Paraíba é um dos temas que será discutido durante o Simpósio de Tecnologia e Gastronomia da Cachaça, que começa nesta quinta-feira (4) e segue até sábado (6), na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, em João Pessoa. A proposta do evento é promover o intercâmbio de conhecimento entre os diversos agentes que compõem a cadeia produtiva da cachaça e valorizar a bebida como patrimônio cultural e gastronômico do Brasil. 

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, vai apresentar as atividades que foram estruturadas em várias cidades do Estado com foco na produção associada ao turismo através de consultoria do Sebrae iniciada há cerca de dois anos nas cidades de Areia e Bananeiras e que já contemplou os municípios de Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá. 

“A economia criativa e com vivências e experiências abrem um leque de oportunidades para que os engenhos ativos e de fogo morto possam formatar novos produtos turísticos que valorizam a cultura, o conhecimento e a criatividade dos empreendedores, gerando uma nova oferta turística diferenciada para atender ao atual perfil do turista nacional e internacional. É esse enfoque que quero passar na palestra”, destacou a gestora.

Realizado pelo Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba, com apoio do Sebrae Paraíba, o Simpósio de Tecnologia e Gastronomia da Cachaça é um evento técnico e cultural, com palestras e minicursos nas áreas de Tecnologia da Produção de Cachaça, Gastronomia e Empreendedorismo. O evento vai contar com a participação de pesquisadores, produtores, fornecedores de insumos e chefs renomados.

A programação do evento conta com palestras, minicursos e ainda o I Salão da Cachaça. No dia 4 de dezembro, serão realizadas palestras na área de Tecnologia e os minicursos na área de Gastronomia, além da abertura do I Salão da Cachaça, às 19h, com exposição e aula show sobre elaboração de drinks. No dia 5, haverá palestras na área de gastronomia, minicursos na área de Tecnologia e o Salão de Cachaça, com mostra e aula show. O evento será encerrado no dia 6 com minicurso na área de Tecnologia. 

Os interessados podem fazer as inscrições na Empresa Junior de Engenharia de Alimentos (Engaja), situada no Bloco B do Centro de Tecnologia, Campus de João Pessoa, ou no site http://engajaufpb.com.br/i-simposio-da-tecnologia-e-gastronomia-da-cachaca/. 

Outras informações: (83) 9613-6999 (com a coordenadora Edilma Pinto Coutinho) ou pelo e-mail tecgastro.cachaca@gmail.com.