logo paraiba total
logo paraiba total

Uiraúna também celebra 61 anos de emancipação política nesta terça-feira (02)

2 de dezembro de 2014

Mais um município paraibano que está em festa nesta terça-feira (02), é Uiraúna, que também celebra seus 61 anos de emancipação política. Sua independência administrativa ocorreu por meio da Lei Estadual de Nº 972/1953, quando se desmembrou de São João do Rio do Peixe.

Pertence à Microrregião de Cajazeiras, Uiraúna, localiza-se a 476 km da capital João Pessoa e possui uma população estimada de 14.584 habitantes, segundo IBGE de 2010, distribuídos na extensão de 294,4 km² de área. 

A localidade limita-se ao Norte com Luís Gomes (RN) e Paraná (RN), AO Sul com São João do Rio do Peixe, a Leste com Vieirópolis e a Oeste com Joca Claudino e Poço José de Moura. 

Conhecida como “A Terra dos Músicos e Sacerdotes”, devido a forte vocação dos munícipes nessas profissões. Também foi reconhecida em 2008, como “Paris do Sertão”, devido à iluminação e à pavimentação nas principais vias da cidade, dando um novo e bonito aspecto comparado com a Cidade Luz, capital da França.

A história de Uiraúna ainda está relacionada com o desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar no Litoral paraibano, devido a concorrência com as Antilhas, que tornou a pecuária extensiva a base econômica do Sertão, este fato favoreceu sua ocupação com a criação rotas e feiras de gado. Por situar-se na divisa Paraíba – Rio Grande do Norte – Ceará, Uiraúna foi ponto estratégico de ocupação.

Atualmente, o grande contingente rural tem a agropecuária de baixa tecnologia como principal meio de existência, visto que a economia primária tem parcela significativa no PIB municipal. Nesta perspectiva, destacam-se na atividade agrícola a policultura de feijão, milho, arroz, cana-de-açúcar e mandioca e o cultivo de banana e coco nas regiões de terra roxa. A pecuária é praticada através da criação extensiva de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.