logo paraiba total
logo paraiba total

Alagoinha comemora 61 anos de emancipação política nesta quarta-feira (03)

3 de dezembro de 2014

Localizada na Região Metropolitana de Guarabira, no Brejo paraibano, a cidade de Alagoinha festeja nesta quarta-feira (03) seus 61 anos emancipação política. A localidade que ocupa uma área de 95,054 km², possui uma população estimada, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, de 13.740 habitantes, distribuídos em seus 85 km² de área.

Limita-se ao Norte com o município de Cuitegi, ao Leste com Mulungu e Guarabira, a Oeste com Pilões, Areia e Alagoa Grande, e ao Sul com Alagoa Grande e Mulungu. A distância entre a cidade e João Pessoa (Capital), é de 89 km. Foi elevada à categoria de município através da Lei de Nº 5.907/1994.

Os seus primórdios, a região era habitada por índios Potiguaras. A povoação foi declarada vila em 1938, pelo Decreto-Lei nº 1010. A instalação oficial do município se deu em 1953, através da Lei Estadual de Nº 979 do mesmo ano. Entre os seus filhos ilustres está o  escritor, político e jurista, José Rodrigues de Carvalho.  

Nos dias atuais, a sua base econômica tem sido a criação de gado leiteiro e de abate, além da agricultura familiar e do seu pacato comércio varejista. Atualmente, em Alagoinha ainda predomina a religião católica, e a cidade tem como Padroeira Nossa Senhora da Conceição, festejando também neste mês de Dezembro, mais precisamente no dia 08.