logo paraiba total
logo paraiba total

Pirpirituba completa 61 anos de emancipação política nesta quinta-feira (04)

4 de dezembro de 2014

O município de Pirpirituba, integrante da Microrregião de Guarabira, no Brejo do Estado, festeja nesta quinta-feira (04), seus 61 anos de emancipação política. Localizado a 106 km de João Pessoa, a localidade que possui uma população estimada em 10.842 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2010), distribuídos em sua área territorial de 79,8 km².

O nome da cidade originou-se de uma corruptela do tupi piri-piri-tyba, que em português significa “juncal, junco abundante”. Ela limita-se com os municípios de Guarabira, Belém, Borborema, Sertãozinho e Pilõezinhos.

A economia da cidade depende basicamente da movimentação das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações como Imposto de Circulação e Mercadorias e sobre prestações de Serviços (ICMS). Contudo, ainda se apoia na agricultura com o cultivo de culturas de subsistência como o milho e o feijão, na pecuária com a criação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e no pequeno comércio, que é constituído apenas de algumas mercadorias, na maior parte do ramo alimentício. 

Com Nossa Senhora do Rosário como padroeira, a religião predominante no município é a Católica. As missas são realizadas todos os domingos na Igreja Matriz, que tem seu dia comemorado em 23 de Setembro, onde são tradicionalmente realizadas quermesses e montado pavilhão para o dia festivo.