logo paraiba total
logo paraiba total

Areial completa 53 anos de emancipação política nesta quarta-feira (10)

10 de dezembro de 2014

O município de Areial, integrante da Região Metropolitana de Esperança, no Agreste do Estado, festeja nesta quarta-feira (10), seus 53 anos de emancipação política. Localizado a 115 km de João Pessoa,a localidade que possui uma população estimada em 6.470 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2010), distribuídos em sua pequena área territorial de 33,9 km², ocupando o 138º lugar no Estado.

Na divisão administrativa do Brasil em 1937, bem como em 1938, figurou com o distrito de Esperança, com o topônimo de Areal. Pelo Decreto de Nº 520, de 31 de dezembro de 1943, Areal passa a denominar-se Ariús. Já na divisão administrativa de 1949/1953, seu topônimo é mudado paraNovo Areial. Suaemancipaçãopolítica, o que veio a ocorrer pelaLeide Nº 2.606/1961, desmembrado de Esperança, formando apenas um distrito, o da sede, com o topônimo de Areial. Ela limita-se com os municípios de Montadas, Pocinhos e Esperança.

A economia da cidade depende basicamente da movimentação das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações como Imposto de Circulação e Mercadorias e sobre prestações de Serviços (ICMS). Contudo, ainda se apoia na agricultura com o cultivo de culturas de subsistência como o milho e o feijão, na pecuária com a criação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e no pequeno comércio, que é constituído apenas de algumas mercadorias, na maior parte do ramo alimentício.