logo paraiba total
logo paraiba total

Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri abre seleção para bolsistas e voluntários

12 de dezembro de 2014

O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, por meio do Programa de Apoio à Extensão Universitária do Ministério da Educação, está com inscrições abertas, até o dia 17, para a seleção de bolsistas e voluntários. As inscrições estão sendo feitas das 8h às 12h e das 14 às 18h no Laboratório de Solos – LASOL.

Para concorrer às vagas de bolsista ou voluntário o estudante deverá estar regulamente matriculado nos cursos das duas unidades acadêmicas do Centro, podendo se inscrever, inclusive, aqueles que colarão grau até dezembro de 2015; não ser bolsista ou voluntário de qualquer outro programa ou projeto; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 7,0 (apresentar o histórico escolar emitido pela instituição podendo ser impresso a versão existente no sistema de controle acadêmico da UFCG); ter disponibilidade para dedicar o mínimo de 12 horas às atividades semanais do programa; apresentação de curriculum vitae preenchido na Plataforma Lattes (https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio), com as cópias das devidas comprovações, demonstrando a experiência acadêmica e profissional; preenchimento de ficha de inscrição (anexa ao edital); uma foto 3×4, RDM e cópia do CPF e RG.

É importante o candidato ler atentamente o edital da seleção antes de efetuar sua inscrição.

A seleção será através de entrevista (sobre os temas Educação em Solos, Transição Agroecológica e Viveiros Educativos) e avaliação do currículo no dia 17 de dezembro, às 9 horas, no Laboratório de Solos. 

O ProExt

O Programa de Apoio à Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, mediados por alunos de graduação orientados por um ou mais professores, dentro do princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.