logo paraiba total
logo paraiba total

Três municípios da Paraíba comemoram emancipação política nesta sexta-feira (12)

12 de dezembro de 2014

Três municípios, localizados nas mais variadas regiões do Estado da Paraíba, festejam nesta sexta-feira (12), seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Cabedelo, Mogeiro e Santa Helena.

Uma outra curiosidade é que dois deles, também estão completando 53 anos e foram elevadas a condição de município, por meio de leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano.

Conheça um pouco das potencialidades econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia, distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Cabedelo (Celebrando 58 anos)

Cabedelo é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. O Porto de Cabedelo é a entrada e saída comercial do estado. É em Cabedelo que começa a BR-230, principal rodovia da Paraíba, e uma das maiores do Brasil. Quando passa pela Região Norte do Brasil, é conhecida como Rodovia Transamazônica. É um município da Região Metropolitana de João Pessoa, possui uma área territorial de 31,42 km², com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura, além da Ilha da Restinga, localizada ao oeste da cidade, no meio do Rio Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 60.226 habitantes.

02. Mogeiro (53 anos)

Localizado a 110 Km da Capital, na Microrregião de Itabaiana  e com uma área territorial de 218 km², Mogeiro, possui uma população estimada em 13.349 habitantes de acordo com o (IBGE), de 2010. Limita-se ao Norte com Juarez Távora e Gurinhém; ao Sul com Salgado de São Félix; a Leste com São José dos Ramos e Itabaina; e a Oeste com Ingá e Itatuba. Há quem diga que os monges residiam nas proximidades de uma pedra denominada de Pedra do Convento e a origem do nome vem da junção dos nomes Monge + Lajeiro = Mongeiro, depois Mogeiro. Essa é a versão mais comum e conhecida pela população. A localidade ainda se destaca na pecuária, com o rebanho bovino e caprino.

03. Santa Helena (Celebrando 53 anos)

O antigo povoado Canto de Feijão, hoje Santa Helena está localizada no extremo Oeste da Paraíba com uma população de aproximadamente 5.369 habitantes, conforme o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010. Limita-se ao Norte com a cidade de Triunfo, Sul com Bom Jesus e Cajazeiras, Leste com São João do Rio do Peixe e Oeste com o Baixio e Umarí no Estado do Ceará. Sua emancipação política ocorreu no dia 12 de dezembro de 1961, pela Lei Estadual de Nº 2.016, desmembrado de Antenor Navarro. A agricultura constitui a principal atividade econômica da comunidade, seguida pelo comércio.