logo paraiba total
logo paraiba total

Serra Grande completa 53 anos de emancipação política neste sábado (13)

13 de dezembro de 2014

O município de Serra Grande, integrante da Microrregião de Itaporanga, no Sertão do Estado, festeja neste sábado (13), seus 53 anos de emancipação política. Localizado a 455 km de João Pessoa, a localidade que possui uma população estimada em 2.975 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2010), distribuídos em sua área territorial de 83,4 km².

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Serra Grande, pela Lei Estadual de Nº 2.619/1961, desmembrado de Itaporanga. Limita-se ao Norte com São José de Piranhas; à Leste com São José de Caiana; ao Sul e a Oeste com Monte Horebe. 

A economia da cidade depende basicamente da movimentação das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações como Imposto de Circulação e Mercadorias e sobre prestações de Serviços (ICMS). Contudo, ainda se apoia na agricultura com o cultivo de culturas de subsistência como o milho e o feijão, na pecuária com a criação de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e no pequeno comércio, que é constituído apenas de algumas mercadorias, na maior parte do ramo alimentício. 

Suas tradicionais comemorações festivas são o São João e a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima, respectivamente nos meses de junho e maio.