logo paraiba total
logo paraiba total

Quatro cidades paraibanas celebram emancipação política neste domingo (14)

14 de dezembro de 2014

Quatro municípios, localizados nas mais variadas regiões do Estado da Paraíba, comemoram neste domingo (14), seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Barra de São Miguel, Matureia, Queimadas e Santa Cecília.

Outra curiosidade sobre os aniversariantes do dia é que dois deles também estão completando 19 anos e outros dois 53 anos e foram elevadas à condição de município, por meio de leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano.

Conheça um pouco das potencialidades econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia, distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Barra de São Miguel (Celebrando 53 anos)

Está localizado na microrregião do Cariri Oriental, na Mesorregião da Borborema, Barra de São Miguel, possui uma área territorial de 595 km² e De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 5.624 habitantes. Os primeiros habitantes da região foram os índios cariris. Seu primeiro topônimo foi Barra de Inácio Tavares. Posteriormente, o nome foi mudado para Barra de São Miguel, em homenagem ao padroeiro. Foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual de Nº 2.623/1961, desmembrado de Cabaceiras. À 175 km da Capital, limita-se ao Norte com Cabaceiras; ao Leste com Boqueirão, Riacho de Santo Antônio, ao Sul com o Estado de Pernambuco; e a Oeste com Caraúbas e São Domingos do Cariri.

02. Matureia (19 anos)

Situada no Sertão paraibano, na Serra de Teixeira, Matureia, é ainda integrante da Região Metropolitana de Patos. Localiza-se a uma altitude de 815 metros. Sua população estimada em 2009 era de 6.029 habitantes, segundo o IBGE. Possui uma área de 84 km². O ponto mais alto do estado, o Pico do Jabre, com 1.197 m, localiza-se no município, dentro do Parque Estadual Pico do Jabre, uma unidade de conservação.

03. Queimadas (Celebrando 53 anos)

Localizado a 133 km da Capital, no Agreste paraibano e na Região Metropolitana de Campina Grande  e com uma área territorial de 409 km², Queimadas, possui uma população estimada em 42.587 habitantes de acordo com o (IBGE), de 2013. Limita-se com Campina Grande, Caturité, Barra de Santana, Aroeiras, Gado Bravo e Fagundes.  A localidade se destaca no seu pequeno comércio e na pecuária, com o rebanho bovino e caprino.

04. Santa Cecília (Celebrando 19 anos)

Santa Cecília está localizada a 200 km de João Pessoa, na Região Metropolitana de Campina Grande. Conta com uma população de aproximadamente 7.244 habitantes, conforme o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010. Limita-se ao Norte com a cidade de Barra de Santana, Sul com o Estado de Pernambuco, Leste com Umbuzeiro e Oeste com Alcantil. Sua emancipação política ocorreu no dia 14 de dezembro de 1995, pela Lei Estadual de Nº 6.176, desmembrado de Umbuzeiro, do qual antes acrescia o nome a sua nomenclatura. A agricultura constitui a principal atividade econômica da comunidade, seguida pelo comércio.  Área territorial de 284 km².