logo paraiba total
logo paraiba total

Bayeux comemora 55 anos de emancipação política nesta segunda-feira (15)

15 de dezembro de 2014

Localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, a apenas 7 km da Capital, Bayeux celebra nesta segunda-feira (15), seus 55 anos de emancipação política. A sua independência no aspecto administrativo, ocorreu com a Lei Estadual de Nº 2.148/1959, quando se desmembrou da vizinha cidade de Santa Rita.

“Denominada cidade Francesa”, sua principal artéria urbana é chamada de  Avenida Liberdade, cujo nome também remete a libertação da referida cidade francesa do poder nazista no passado. Limita-se a Leste com João Pessoa e a Oeste com Santa Rita. No município está localizado o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que atende à demanda da Região Metropolitana de João Pessoa.

Sua população em 2014 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 95. 677 habitantes, distribuídos em 32 km² de área, dos quais 60% cobertos por manguezais e rios, constituídos de resquícios de Mata Atlântica, como a Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-xem, com 181,22 hec, restando cerca de 13 km² de área habitável. 

Toda essa diversidade representa um relevante potencial para a geração de renda e empregos com a exploração do ecoturismo (ainda inexplorado pelo município), o qual pode ser viabilizado em virtude da proximidade com João Pessoa, bem como pela facilidade de acesso à própria cidade de Bayeux, que conta com rodovias federais e estaduais, 

Seu padroeiro é São Sebastião, cuja festa se realiza em 20 de Janeiro. O município ainda festeja o dia de São Pedro em 25 de julho, o dia de São Bento no mês de novembro e Nossa Senhora da Conceição em dezembro.

Suas manifestações culturais são representadas por quadrilhas juninas, grupos teatrais, Festival do Caranguejo, Carreata do Fusca, Corrida de Canoas, comidas típicas e artesanatos. 

Bayeux tem a maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba. No ano de 1996, sua produção chegou a 114,7 toneladas, o que correspondeu a 24,62% da produção estadual. Contudo, com a exploração desenfreada desse crustáceo, a produção tende a cair, segundo estudos de impacto ambiental.