logo paraiba total
logo paraiba total

Venda no varejo retrai e expectativa para 2015 é fraca

17 de dezembro de 2014

O faturamento do comércio varejista paulista vai ter crescimento real de 1,2% em 2015, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada nesta quarta-feira (17).  Segundo a entidade, a receita total de vendas deverá alcançar 534,9 bilhões de reais no próximo ano, após queda de 1,6% em 2014, para 528,3 bilhões de reais.

A expectativa da queda neste ano é decorrente de retração de vendas ao longo do ano e previsão de um Natal fraco, afirmou a FecomercioSP em comunicado à imprensa.

“O ano (2014) para o comércio paulista foi caracterizado por nítidas retrações nas vendas de bens duráveis, dependentes de crédito –principalmente veículos, eletrodomésticos e materiais de construção–, e pelo aumento de consumo de bens essenciais e de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza e medicamentos”, afirmou a entidade.

Já para 2015, a FecomercioSP “considera que os ajustes esperados na economia poderão recompor parcialmente a confiança das famílias e permitir algum crescimento nas vendas”.