logo paraiba total
logo paraiba total

Condado comemora nesta quinta-feira (18) seus 53 anos de emancipação política

18 de dezembro de 2014

Localizado no Sertão paraibano, mais precisamente na Região de Sousa, a 377 km da Capital, Condado, celebra nesta quinta-feira (18), seus 53 anos de emancipação política. A sua independência no aspecto administrativo, ocorreu em 1961, quando se desmembrou da vizinha cidade de Desterro, pela Lei Estadual de N° 985.

Situado às margens do açude Engenheiro Arcoverde, sua economia é baseada no cultivo irrigado de banana, melão, melancia, tomate, entre outros. Ainda no tocante à agricultura, podemos destacar o cultivo do algodão, milho, feijão. Arroz e batata doce. Outro fator importante na produção local está relacionado à confecção de produtos derivados da carnaúba (vassouras, chapéus, etc.). Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, caprinos e ovinos.

Limita-se ao Norte com Paulista e Vista Serrana, à Leste com Malta, ao Sul com Catingueira e à Oeste com Cajazeirinha, São Bentinho e Pombal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano de 2009, sua população era estima em 6.925. Área territorial de 280,913 km².

As principais atividades festivas e de lazer da cidade são Carnaval, no mês de Fevereiro; o São João e o São Pedro de rua, em Junho; e a tradicional Festa do Padroeiro São Sebastião, em Janeiro, que teve início no ano de 1940.