logo paraiba total
logo paraiba total

Arara comemora nesta sexta-feira (19) seus 53 anos de emancipação política 

19 de dezembro de 2014

Situada a 155 km da Capital, na Mesorregião do Agreste paraibano, mais precisamente na região Metropolitana de Solânea, a cidade de Arara, celebra nesta sexta-feira (19), seus 53 anos de emancipação política. A sua independência administrativa, ocorreu em 1963, pela Lei Estadual de Nº 2.602/1961, quando se desmembrou do município de Serraria.

Conta com uma população estimada de 13.258 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, distribuidos em uma área territorial de 99,11 km². Limita-se ao Norte com Solânea, ao Sul com Areia, a Leste com Serra e Pilões e a Oeste com Casserengue e Algodão de Jandaíra. 

A origem de seu nome surgiu pela grande quantidade de aves da espie araras, que existiam antigamente no local, que a tornou conhecida como “Terra das Araras”.

A economia ararense baseia-se primordialmente nas atividades de comércio e serviços. Os principais produtos produzidos pelo município sãomilho, feijão, mandioca, fava, algodão. Na pecuária é forte na criação de  bovinos, ovinos, caprinos, suínos. Na indústria, apenas produz carvão vegetal. 

A Festa de Nossa Senhora da Piedade é um evento religioso comemorado no município, todos os anos no início do mês de setembro. Constam na programação a apresentação de bandas Filarmônica, pregações religiosas, desfiles cívicos e apresentações de bandas populares. 

O futebol é a principal atividade esportiva dos ararenses. Os times mais tradicionais de futebol amador da cidade são: Santa Fé Ararense Atlético Club e Ararense Futebol Clube, ambas as equipes costumam realizar suas partidas no Módulo Esportivo José Olinto de Souza, conhecido popularmente como o campo da rua verde.