logo paraiba total
logo paraiba total

Gurinhém também celebra nesta sexta-feira (19) seus 56 anos de emancipação política 

19 de dezembro de 2014

Outro município paraibano que está em festa nesta sexta-feira (19), é Gurinhém, que também celebra seus 56 anos de emancipação política. Pertence à Mesorregião do Agreste paraibano e está inserido na Microrregião de Itabaiana. Localiza-se a 75 quilômetros da capital, João Pessoa, possui uma população estimada de 13.872 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2010), distribuidos na extensão de 309,2 km² de área. 

Conhecida como “Jóia Rara do Agreste”, existem duas versões credíveis para a origem do topônimo da cidade de Gurinhém. O historiador Teodoro Sampaio, em seu vocabulário geográfico brasileiro diz que guirá-nhë significa “o canto dos pássaros” ou que gurí-nhé e significa “o rumor dos bagres”.

Atualmente, limita-se com Mulungu, Juarez Távora, São José dos Ramos, Caldas Brandão e Mari. O município é, tipicamente, de classe média baixa com nível de renda familiar de até um salário mínimo mensal. 

A economia local está baseada no setor primário, representado pela agricultura e a pecuária. Os principais produtos agrícolas cultivados no município são: arroz vermelho, milho e feijão. Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, caprinos e ovinos, além da avicultura e a criação de galináceos.

Entre as principais comemorações locais estão a Festa de São João e a Festa do Padroeiro Santo Antonio, ambas festejadas pela população local no mês de Junho.